quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

6 Semanas?

Hoje fizemos 6 semanas.... Fizemos? Espero que sim, espero q essa sementinha continue a desenvolver-se dentro de mim, de forma saudável e sem problemas...

Continuo com receio de que algo esteja mal, continuo com medo de 6ª, mas decidi esperar até lá para saber algo mais: .oO"Se o médico só marcou para esse dia é porque só nesse dia entendia q seria possível ver algo e ter finalmente uma resposta para o meu (nosso) coração"...

E assim, tenho tentado deixar passar o tempo, que, na sua inabalável ironia, decide passar lentamente, nos momentos de agonia...

Hoje voltei a conseguir namorar coisinhas de bebé e fazer contas ao nosso orçamento, coisa q desde domingo não me permitia, com medo do resultado. Mas decidi que se só posso saber algo na sexta, que possa ao menos sonhar e desejar até lá, com todas as minhas forças... 

E portanto, hj retomei as minhas leituras sobre o desenvolvimento dessa sementinha dentro de mim... Aqui vai um pequeno resumo do que se passa nesta semana. 

Às seis semanas, o embrião tem o tamanho de uma lentilha, ou de uma pequena ervilha, com cerca de 4mm e irá dobrar o seu tamanho ao longo desta semana. Esta medida é feita calculando-se a distância do topo da cabeça até o rabiosque, sendo apenas aproximada, pois o feto passa a maior parte do tempo "sentado", ou seja, com as pernas encolhidas, o que dificulta a medição da cabeça aos pés. Esta semana inicia um período de rápido desenvolvimento celular, que, no momento,  se parece com um mini girino, com uma pequena cabeça e cauda. O feto em si tem uma cabeça desproporcionalmente grande em relação ao corpo.

É o começo do período embriónico, um período extremamente importante no desenvolvimento de bebé. Ele é, principalmente nesse período, muito sensível a factores que possam interferir no seu desenvolvimento. Grande parte das malformações originam-se neste ponto crítico. As células que irão formar todas as partes e sistemas do corpo do bebé dividem-se agora furiosamente, à medida que o corpo vai começando a assumir a sua forma. 

O coração do embrião também está a crescer e começa a dividir-se em duas câmaras, à esquerda e à direita. Mas o mais empolgante é o facto de ter começado a bater (a toda a velocidade: 100 a 130 batimentos por minuto) e a bombear sangue por todo o pequeno corpo.  
Órgãos como os rins e o fígado, começam a formar-se.

O embrião está a gerar cerca de cem novas células cerebrais a cada minuto. O tubo neural que liga o cérebro e a espinha fecha-se nessa semana. 

 

Os traços faciais do embrião começam a formar-se. Há manchas escuras no lugar dos olhos, aberturas onde ficarão as narinas e pequenas saliências marcando as orelhas. Por baixo da abertura que será a boca, há pequenas pregas onde irão aparecer o pescoço e o maxilar inferior. (Lá dentro, a língua e as cordas vocais estão a começar a formar-se).

Os brotos do que no futuro serão os braços e pernas estão ainda mais evidentes. As mãos e os pés do embrião são achatados, parecendo remos. Os braços estão apenas no começo do seu desenvolvimento, parecendo gomos,  como se estivessem a brotar. Nos próximos dias vão tomar a forma de nadadeiras, com membranas espessas entre os dedos ainda em desenvolvimento, embora os dedos dos pés e das mãos em breve se comecem a diferenciar. A sua aparência modifica-se e depressa será possível visualizar os braços e as pernas.

Os intestinos do bebé estão a começar a desenvolver-se e as pequeníssimas vias aéreas começam a surgir no local onde mais tarde veremos os pulmões. A hipófise está a crescer e desenvolve-se o par de rins. Começam também a constituir-se fibras musculares e, a meio da semana, é provável que comece a mexer os seus pequenos membros. No entanto, será preciso esperar até ao segundo trimestre da gravidez para perceber estes movimentos.

Apesar de apenas se descobrir o sexo do bebé daqui a muitas semanas, este está a ser determinado neste momento. 

E seguem-se algumas imagens giras do desenvolvimento embrionário desta fase:


Hoje de manhã não cheguei a tirar a foto das 6 semanas, pois foi antes desta decisão de voltar a ler e ver.... Mas amanhã tiro e logo faço um post só com isso e tv com os cuidados alimentares desta fase, logo se vê!

2 comentários:

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!