sábado, 4 de fevereiro de 2012

Plano Alimentar Inicial


Devia ter começado por aqui, logo a seguir a ler sobre a toxoplasmose e me informar sobre os cuidados alimentares principais, mas depois veio a possibilidade de afinal ser uma gravidez anembrionária, depois gemelar, depois a perda de um dos gémeos e com a contagem das semanas e instalou-se a confusão emocional dentro de mim. 

Já devia saber q quando é assim, ainda mais me desarranjo ao nível alimentar e sobretudo nesta fase em que estou proibida de fazer esforços e tenho estado de baixa em casa o q limita a minha movimentação e gasto calório de forma exponencial...

Bom, de qualquer forma, agora que já se passaram mais algumas semanas e que alguns Kg foram ganhos..... Pensei que o melhor seria regrar-me.... Tentei ir ontem a uma consulta de nutrição aqui perto de mim, mas a Dra. atrasou-se de tal forma, que me vim embora, aflita para ir ao WC e muito chateada. Portanto, plano falhado.... 

Mas não desistido! Por isso hoje estive a ler imenso, a juntar os meus vastos conhecimentos de nutrição de anos a aprender a fazer planos alimentares para perder e manter o peso às necessidades especiais e incrementadas de uma grávida e surgiu este plano inicial!

Pequeno Almoço Lacticínios: leite ou iogurte ou queijo magro + Pão de centeio ou integral + creme vegetal
OU
40gr cereais Alpen sem açúcar + 250 ml leite magro
1 peça de fruta ou sumo de fruta ou ambos
Lanche Manhã    (3 horas depois) 1 Peça de fruta + iogurte magro OU 1 batido caseiro OU 1 peça de fruta  + 7 amêndoas ou 3 meias nozes ou 1 colher de sopa de pinhões
Almoço                 (3 horas depois) Iniciar SEMPRE com um prato de sopa de legumes (pode ter batata) - 2 conchas apenas                                              Verduras e legumes crus ou cozidos (consumir todos os dias em grandes quantidades) - 1/2 prato                                (tomate e couve – antioxidante e melhor absorção de ferro)                                                                                         Arroz integral ou branco ou massas (3 colheres de sopa)
Carnes magras, no caso de frango, sem pele (retirar a pele no preparo) ou peixe - CUIDADO com o mercúrio e os peixes ricos nele! (cerca de 80/90gr)

Lanche Tarde       (3 horas depois) Frutas ricas em vitamina C ou Sumo de frutas ricas em vitamina C - acerola, Kiwi, morango, laranja, limão                    Leite magro OU iogurte magro + 2/3 bolachas (Maria ou baixo açúcar) ou 2 tostas com manteiga
Jantar                   (3 horas depois)   Se for muito cedo, fazer um 2º lanche                                 As preparações devem ser de fácil digestão, pois geralmente a actividade após o jantar é muito sedentária (assistir televisão, dormir, ler, estudar).
Sopa + Salada OU Salada + lanches (lacticínio + fruta)
Caso queira comer Carne/peixe: ingestão de pequenas quantidades (max 30/40gr) e preferir as brancas. No caso das vermelhas, em preparações moídas ou em sopas.
Ceia                      (3 horas depois) Leite magro ou chá + fatia de queijo magro OU um copo de iogurte magro + uma fruta.

 Beber cerca de 1,5 litros de água, diariamente. 
Evitar doces e álcool.
Preferir grelhados e carnes brancas, embora possa comer de tudo.
Salada temperada apenas com uma colher de sobremesa de azeite.

E aqui está o que decidi para mim a partir de amanhã... Claro q amanhã tenho já um lanche em casa de uns primos e n vai ser possível cumprir isto tudo, mas vou tentar adaptar as coisas de forma a introduzir algumas calorias a mais à tarde! ;)

Outro factor importante vai ser reeducar o marido para n me tentar com doces e coisas saborosas, como fez hj e tem feito quase diariamente nos últimos tempos..... E eu tenho cedido... :S

Enfim, ninguém é perfeito! ;)

2 comentários:

  1. LOOOL Se fosse eu conseguia comer isso 2 dias, depois voltava ao belo do Bife ou as sopinhas em tudo o que é molho!
    Por acaso o sedentarismo não me faz engordar, talvez porque a maior parte da vida tenha sido sedentária.
    Quando me mexo mais é que acabo por ter mais fome e me faz engordar...

    Eu apenas tenho fugido dos fritos, e mesmo assim como na mesma, tenho comido mais peixe e legumes, pois não comia quase nada. Como 3x ao dia Às vezes 4 (almoço, jantar e ceia as vezes lancho), é uma má alimentação mas é a que o meu organismo está habituado e quando me ponho com dietas a comer de 3 em 3hs engordo imenso...

    Como estou imune À Toxoplasmose (graças a deus!) não tenho stresses com carnes mal passadas (que de outra forma tb não conseguiria comer).

    Espero que consigas cumprir a dieta, mas caso não consigas também não te martirizes, se engordares depois perdes tudo quando tiveres o bebé! :)
    Beijinhossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde q eu ponha na cabeça q é para cumprir, consigo cumprir! Até pq n difere muito muito do q faço usualmente, mas com alguns extra de cuidados e umas proibições para acabar com os docinhos q ultimamente têm estado demasiado presentes! ;)

      Eu sinto muita falta da natação e do meu exercício... Embora gordinha, sou uma pessoa muito activa e q gosto muito de fazer desporto e actividades desportivas. Esta inactividade dos últimos 2 meses tem-me feito muito mal a todos os níveis! ;)

      obrigada e espero conseguir manter-me! Hoje, tirando a festinha, até me portei bem! :) Mas agora acabaram as festinhas!!!

      beijinhosssssssss

      Eliminar

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!