sábado, 24 de março de 2012

Amniocentese, PCR e Resultado Preliminar

Na passada quinta-feira lá foi finalmente o dia da amniocentese... Íamos ambos cheinhos de medo e preocupados, tanto com o procedimento, como com o resultado final, claro está... Tinha ouvido de tudo: q doía, que era horrível, q n doía NADA e que sentíamos apenas uma picadinha...

Era dia de Greve Geral, o que, digamos de passagem, em termos simbólicos, é interessante... Houve uma paragem geral para a nossa amnio... :)
Mas por isso mesmo (e pq eu tinha uma análise à urina para fazer em atraso), decidimos ir bem cedo.

Acabámos por ser atendidos bem na horinha. Posso dizer q tenho sido uma sortuda pois ainda n tive q esperar mais do que 30 minutos por uma consulta atrasada, em um ano de HPP Lusíadas! :) E isso foi apenas uma única vez! :)

À hora marcada lá nos chamaram para o "maldito" gabinete onde fizemos o rastreio do primeiro trimestre... A médica desta vez era a Dra. Cristina Nunes, por indicação da nossa OB, Dra. Filomena Nogueira e consentimento do Dr. António Neves da PMA, o engenheiro por detrás deste serzinho. A Dra. é simpática, mas muito despachada. Daquelas que não se perde nem se alonga em conversas. Explicou-nos o q íamos fazer e os riscos (rapidamente, pois já íamos bem informados pelos médicos q nos seguem) e fez-me assinar o consentimento informado. Depois foi deitar na marquesa e iniciar. Creio q ia esmagando a mão do meu marido durante todo o procedimento, com a força com que lhe agarrei a mão.

A médica e a equipa desinfectaram-se, desinfectaram-me e começou... 

Uma eco rápida, umas pancadinhas, e a médica perguntou se queria que me informasse qd fosse picar. Entrei em conflito cognitivo, sem saber bem o q seria melhor e tudo o q consegui fazer foi lançar uma risada nervosa e dizer q n sabia bem.... (Sempre palhaça e a dar boa figura, eu!!!)... Enfim, lá preparou tudo, e PIMBA uma picada aguda e forte.... Posso dizer q n dói desmesuradamente, mas q se sente BEM e q é BEM mais forte que a picada das análises... Tb é verdade q uma parte do desconforto q sentimos é muito psicológico pela situação em si.....

No nosso caso, ela colocou primeiro um tubo no local que queria e por ele passou a agulha que estava ligada a um tubo fininho. Quando estava tudo Ok, a médica deu sinal à enfermeira q inseriu a agulha da seringa na ponta de fora do tal tubo comprido. Foram duas seringas ao todo, perfazendo 16ml da um líquido amarelado: o líquido do T0 do nosso pequenote... A sensação é esquisita e n consegui não deixar de choraminga em silêncio, com umas pequenas lágrimas q me rolaram pela cara. Assim q a enfermeira tinha puxado o líquido q precisava, a médica rapida e habilmente retirou a agulha e o tubinho. Novamente aquela dor rápida, que se aguenta, mas muito desconfortável e assustadora...

O procedimento em si foi rápido, e pouco doloroso, mas muito assustador e muito desconfortável. Valeu a vasta experiência e a grande firmeza da médica que se mostrou uma ás do procedimento e q aligeirou as coisas com a sua precisão e rapidez! Aconselho vivamente a qq pessoa q tenha q ser submetido a isto. N esperem muitos mimos e muita fala desta médica, mas esperem uma capacidade e um savoir faire impressionantes que ajudam a q, no fim, sintamos que até tenha sido fácil, simples e seguro, aquilo que é um procedimento complicado, arriscado e assustador...

No fim do procedimento, a médica voltou a colocar o ecógrafo, observou tudo muito bem e, sem termos q pedir. Colocou a ouvir-se o coraçãozinho apressadote da feijoca q por esta altura já está bem grande para feijão! ;) Foi um momento mágico, q conseguiu apagar as lágrimas, fazer-me sorrir e acalmar o meu coraçãozito assustado. :)

Foram-nos dadas as indicações para os próximos dias (descanso absoluto em 2 dias e relativo no resto do fds, depois regresso à vida normal, calmamente e sem esforços. Quanto às hidroginástica só poderia regressar daí a uma semana) e também fomos informados q receberíamos um telefonema c o resultado preliminardo PCR para as 3 principais patologias no dia seguinte ao fim do dia ou na segunda-feira, já q depois chegaria o fds.. e que o resultado do cariótipo completo só teríamos daí a 15 dias. E lá voltámos para casa, onde se iniciou o descanso forçado, e a espera torturantes, torcendo por um final feliz.

No dia seguinte (ontem), já TOTALMENTE farta da inactividade e muito desgastada pela espera (SIM, só 24h depois... Ainda a MUITO TEMPO do resultado final.... Por volta das 12h o marido foi levar os "miúdos" Pintas e Mel a correr ao Pinhal atrás de casa, quando toca o meu telemóvel e reconheço o número como uma das extensões do Hospital...... MEDO!!!..... E SURPREENDENTE!!!  Não esperavamos q ligassem tão cedo. Na verdade, estávamos totalmente preparados para receber a chamada só na 2ª feira e estar no fds em completa agonia....

Atendo e a enfermeira lá me disse, enquanto o meu coração batia velozmente e as minhas mãos tremiam, que o resultado do PCR para as 3 principais patologias (T13, T18 e T21), era NORMAL!!! :)))))) Acho q nunca vou conseguir descrever o q senti, mas sei q comecei a sorrir e a chorar ao mesmo tempo, tal como em Dezembro qd nos ligaram a dar o nosso positivo.... :)) Foi incrivelmente bom sentir q podia finalmente sorrir e q agora a espera e o descanso forçado, ainda q fossem longos, seriam totalmente passíveis de ser feitos e ultrapassados! :)

Totalmente a sentir-me nas nuvens, nem sequer me ocorreu perguntar mais nada e senão fosse a enfermeira q deve estar mais do q habituada a estas coisas, agora n saberia q, a feijoca.... é, provavelmente (palavras da enfermeira), um..... MENINO! :)))))

E confirma-se as premonições oníricas do Papá e da nossa madrinha de casamento: vem aí um Afonso! :)))

Ainda vamos ter q esperar mais 10 dias pelo resultado do cariótipo completo, q pode ainda trazer alguns problemas, mas depois deste resultado preliminar, estamos totalmente confiantes q os sustos valentes acabaram e q podemos confiar nesta gravidez! :))))

Quando o marido chegou, fi-lo sentar-se no sofá e dei-lhe a feliz notícia e acabámos abraçados um ao outro, a sorrir e a choramingar... :))))))) Depois foi começar a dar a notícia aos mais chegados e espalhar, finalmente, boas novas! :)))))

Só consigo dizer q..... Estamos imensamente felizes com as notícias! :)))))))))

E para o nosso Afonso, que tem de inspiração personagens como:

 D. Afonso Henriques e....

o muy querido Zeca Afonso...


E cujo nome tem de significado Guerreiro Preparado, aqui deixo um "preview" da sua personalidade segundo o nome: está sempre pronto a aventurar-se, é cheio de energia e possui uma personalidade activa e decidida. Não vê graça numa vida sem desafios e por ser um líder por natureza, atrai as outras pessoas com o seu entusiasmo. Indica uma pessoa preocupada com o bem estar dos outros, que procura ajudar todos os que se encontram em dificuldades. Idealista, coloca a justiça acima de tudo.
Da conjugação germânica Hathusfuns, que significa pronto para o combate, este nome, disseminado no sul da Europa pelos Visigodos, combina os termos “adal” (nobre) e "funs" (apto). Possui uma personalidade cuja imaginação o transporta muitas vezes para um plano onírico. É normalmente sensível, quase frágil e vive ao sabor das suas emoções. Sabe ouvir os outros, e comove-se facilmente com os seus problemas, para os quais busca soluções. A sua pureza e tolerância fazem com seja simultaneamente sedutor e perturbador. 

Desejamos que seja muito feliz connosco e q consigamos ensiná-lo e ajudá-lo a ser uma pessoa e um homem feliz, inteligente, humano e realizado! :)))

5 comentários:

  1. Parabéns pelo resultado!!
    Deve ter sido a melhor sensação. O voltar a respirar de novo...
    Descansa muito e agora aproveita bem a tua gravidez e o teu Afonso!

    ResponderEliminar
  2. Que bom que tudo correu bem!
    E parabens pelo Afonso :D

    ResponderEliminar
  3. Que relato delicioso!
    Foram dias cheios de emoção :)
    Agora é viver essa gravidez com confiança e sem pé atrás que já merecem há muito tempo :))))
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Ai minha querida e eu sempre atrasada a vir ver o teu Blog.

    Antes demais, estou imensamente feliz pelas boas notícias, finalmente poderás descansar e desfrutar desta gravidez a sério!

    Depois do descanso, é assaltar as lojas a comprar coisinhas azuis!! LOOL
    O Afonso tem uns pais excepcionais e portanto será um homem extremamente feliz!

    Eu cá ando sempre à espera da próxima Eco :P confesso que tb estou nervosa com a próxima (rastreio das 12 semanas), seja o que Deus quiser! Mas com este relato ganho forças pra fazer a Amnio caso me seja proposto!

    Beijinhos grandes minha querida

    ResponderEliminar
  5. Vais ver q vai correr tudo bem e nem tens q passar por esse aperto!! Fico a torcer por isso! :))

    Essa fase de espera entre ecos é sempre angustiante!.... Mas estou TÃO confiante q vai correr tudo MUITO BEM!!! Tinhas uns Betas fantásticossss!!! :)))))

    ResponderEliminar

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!