terça-feira, 6 de março de 2012

Consultas e Decisões


Creio q chegou a altura de actualizar o blog.... 

No dia a seguir ao rastreio do 1º trimestre tivemos consulta com a minha GO. Ela aconselhou-nos vivamente a fazer amniocentese. Disse-nos que com os nossos dados o risco de termos um bebé com trissomia 21 (2% de hipóteses) era 4X superior ao de uma perca na amniocentese (0,5%) e que, assim sendo, aconselhava q se fizesse. Não nos aconselhava a Biopsia das Vilosidades Coriónicas, que poderíamos fazer mais cedo que a amnio, já q embora no papel este procedimento tenha a mesma % de perdas q a amnio, no seu entendimento e conhecimento, a prática mostrava maior número de perdas e, já que tínhamos demorado tanto tempo a chegar a uma gravidez, nos aconselhava antes a esperar este tempo infindável até às 16 semanas, altura a partir da qual a amnio se pode fazer. Sobre a hipótese de fazermos o rastreio do 2º trimestre, disse-nos q tendo em conta o nosso resultado no 1º, n achava q este fosse dar um resultado baixo o suficiente a ponto de desaconselhar a amniocentese. 

E pronto, assim decidimos avançar com esse procedimento, com o coração nas mãos em relação ao resultado e à hipótese de podermos ter uma perda..... dia 22 de Março, às 12:30. 


Esta semana tivemos finalmente consulta com o meu médico da PMA dos Lusíadas. Ele olhou para os resultados e disse-nos o mesmo q o Dr. q tinha feito o rastreio nos tinha dito (e q a minha GO n disse, infelizmente): que o nosso risco acrescido para trissomia 21 era devido unicamente ao valor alterado de UM único factor (a análise da proteína PAPP-A) e q viste q os restantes valores e eco estavam bem, lhe parecia q iria estar tudo bem, mas q apenas a amnio nos poderia descansar. Fiquei mais contente, embora nada me descanse o coração a n ser qd vir todo este pesadelo terminado.....

Voltámos a ver a feijoca, mas apenas a correr, para ouvir o coração e ver se estava tudo bem. De qq forma voltámos a assustar-nos qd n vimos movimento nenhum, nem do coração, mas o médico descobriu o coração à primeira e depressa descansou os nossos corações de papás habituados a más novas, ao colocar auele som maravilhoso e mágico do coraçãozinho apressadote dessa feijoca q parece q está dentro de mim.... :))))))  Disse-nos q estava tudo bem e q tinha tudo bom aspecto. Ainda lá está o saquinho vazio do q seria o T0 do irmão gémeo dele, mas o outro, q em tempos ainda vimos bater o coraçãozinho já foi totalmente absorvido.... (maravilhoso e estranho o nosso corpo, não?)....

Entretanto mandou-me fazer mais análises e receitou-me as vitaminas pré-natais + calcio + ferro + ácido fólico para começar a tomar na semana da amniocentese. Por enquanto mantenho apenas o ácdo fólico sozinho + aspirina 100mg.

As notícias MESMO excelentes, foram que finalmente posso dizer ADEUS ao utrogestan e a essas bolinhas chatas e sujonas e, SOBRETUDO q tenho luz verde para voltar ao exercício físico!!!! Fui logo ontem À noite inscrever-me na hidroginástica para grávidas numa piscina municipal +/- perto de mim e começo já amanhã! Estou DOIDA por começar!!! :D :D :D Qd me vir dentro de água acho q n é verdade! A água é o sítio onde me sinto MAIS feliz e em paz! :))))))))))))))))))))))

Estou ansiosa por me sentir assim: 

               

Embora, naturalmente, a barriga ainda n esteja assim! LOL! Já está grandinha e muito difícil de esconder (só queríamos falar da gravidez de forma mais alargada qd soubéssemos do resultado da amnio), mas ainda n tanto! ;)

1 comentário:

  1. Vai tudo correr bem.
    Fico a torcer para que não passe de um susto e em breve possas respirar de alivio e aproveitar bem a tua gravidez.

    ResponderEliminar

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!