quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ecografia Morfológica

Apresento-vos o Afonso! :))))))

 
Ontem foi finalmente dia da ecografia morfológica. Aproveitei e levantei o papel da Amniocentese e lá estava: cariótipo: 46, XY sem se terem detectado anomalias no observado! :)))))

Ia para a eco com algum receio, já que desde que engravidámos recebemos notícia má, notícia boa, à vez e a última tinha sido boa!..... E já q o Afonso n se tem feito sentir muito muito..... Nos últimos dias já praticamente sinto o borbulhar do Afonso todos os dias e já vou sabendo qd é mais provável senti-lo, embora n seja exacto e o miúdo pareça ser algo preguiçoso como o pai! ;) eheheh! Sei tb q fiz logo uma grande barriguinha e q, por isso, o Afonso tem ainda muito espaço onde nadar (o sortudo!!!) até q eu o sinta de forma mais consistente! De qq forma, sei q vou ter muito tempo para o sentir! :)

Então, ontem lá conhecemos o Dr. Pedro Martins, de quem já tinha ouvido falar bastante. Gostei tb bastante dele! :) 

Foi maravilhoso ver o pimpolho e ver como já está crescidote e voltar a ouvir o seu coração forte forte forte! :) O médico diz q considera que na eco do primeiro trimestre o ajuste que se fez à idade gestacional n terá sido o melhor, uma vez que desta vez o bebé se aproxima mais da idade de acordo com a data da concepção (q nos sabemos exactamente qual é, por ter sido por PMA). De qq forma estamos a falar de diferenças de 3/4 dias, pelo q n vou gastar cabelos brancos com isso! ;)

O Afonso é, claro, o bebé MAIS LINDO DO MUNDO INTEIRO e os papás estão totalmente babados! :))))

Vimos os pezinhos, as mãozinhas, os dedinhos, a cara, o coração, a magnífica coluna vertebral e o médico tb mostrou ao pai os tomatinhos do nosso Afonso! :)))  Foi maravilhoso ver aquilo tudo, e ver o Afonso a mexer-se, um bocado chateado com aquela intromissão de privacidade! ehehhe! Punha as mãos à frente do ecógrafo como se dissesse, sai daqui!!!

E à medida q a ecografia avançava e o médico ia dizendo: normarl, normal, normal, o nosso coração aumentava e os nossos sorrisos cresciam! :D :D 

Parece q é um bebé pequenino em termos de tamanho (sai à mãe! ehehhe!), mas nas restantes medidas está muito bem. O diâmetro biparietal é tb baixinho (P5), mas o perímetro cefálico está no percentil 50, o q me diz q o miúdo tem uma cabeça oval! ehhehe! :) Nas restantes medidas o Percentil é 50, mesmo no racio entre o perímetro cefálico e o perímetro abdominal! :)

Tem tb um peso estimado de 344gr e o seu tamanho é de aproximadamente 21,63cm (CF = 30,9mm).
Sem sinais de espinha bífida ou fenda facial, sem edema da nuca e geniais masculinos normais e tudo e tudo normal, pelo menos aparentemente. :))))))
A Placenta está normal para a época e o risco para parto prematuro é reduzido (0,65%).

Segundo o médico está tudo muito bem, indicando apenas q o meu príncipe terá menos uns dias q os indicados na eco do primeiro trimestre. Ele ainda brincou de adivinho e tentou acertar na data de concepção. Praticamente acertou, dando apenas menos 2 dias do que ele tem. Portanto, ontem, o Afonso segundo este médico,  tinha 20s4d, segundo a data da PMA, 20s6d e segundo a eco do primeiro trimestre teria 21s1d. Como andamos a navegar em diferenças de 4 dias, n me vou preocupar muito com isso, pois sei q estas coisas n são exactas exactas! :)

Saímos, portanto, de coração ao alto, com um GIGANTE sorriso nos lábios! O pai diz q n quer um filho caga-tacos, mas já lhe disse q ainda há muito tempo de gestação pela frente e q ele tem tempo de crescer cá fora. Por outro lado eu sou pequenina, e n faz mal NENHUM se ele vier mais pequeno para ver se facilita a coisa! ;)

Já tenho tb uma montagem com a minha barriguinha desde as 12 semanas até às 20. Em 3 fotos apenas, mas dá para ver como EU tenho crescido para a frente! LOL!... Faço esse post mais logo ou amanhã! :)

19 comentários:

  1. É tão giro ver que já tem tudo formado e que dá para ver na eco as coisas com pormenor, como a cabeça, os dedinhos, os tomates LOOL ! Agora é só crescer e desenvolver ainda mais! :D
    Estou maravilhada com a tua gravidez! :):)

    Olha, o Dr Pedro Martins é do HPP, não é?
    A tua decisão acabou por ser ficar a ser seguida no HPP? O Dr Neves transferiu-te para o Dr Pedro Martins?

    Eu estive hoje na MAC para a eco+análises Nº4. Eles trabalham no PMA aos feriados e fds! Hoje éramos 4 para ecos, 2 para punções e 1 transf, enquanto lá estive. É sempre a trabalhar! Mas como ando com uma dose baixa, ainda não estou pronta para a injecção final, tenho de continuar a deixar crescer os ovócitos. Volto lá na 6ª.

    Beijocas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As ecos são momentos únicos, vais ver em breve! ;) ;) ;) :)))

      O Dr. Pedro Martins é de lá sim. :) Sim, para mim estava decidido q ficava lá. Qd voltei à consulta com o médico (Dr. António Neves), ia falar do assunto, qd ele me disse q já tinha falado com a minha médica e q claro q a decisão última era nossa, mas q achava por bem continuarmos com ela, já q ela me segue há tantos anos e já q tinha sido ela q me tinha encaminhado para ele. :) Parece q resolveram o assunto entre si. Eu aceitei a proposta dele e marquei consulta com ela daí a um mês (na próxima semana, dia 2 de Maio) e aguardo ir lá para ver se ela n se arma em parva. Se o fizer, volto logo para ele e n se fala mais do assunto, senão, continuo com ela como sempre foi o meu plano. A verdade é q me segue há anos e gosto bastante dela e nunca tinha imaginado o parto com outra pessoa! ;) O Dr. Pedro Martins fez-me apenas a eco. As ecos são marcadas como exames, à parte das consultas, algumas podes fazer com o teu médico, se ele fizer esse tipo de avaliações, outras não e tens q ver onde tens vaga. :) Até agora gostei de todos os profissionais da equipa com quem estive! :) Estou entusiasmada com o hospital e com todos. :)

      Parece-me muito bem q o teu processo esteja a evoluir bem, mas assim mais devagarinho, a ver se evitam a hiperestimulação!! Aposto q isso vai fazer toda a diferença! ;) ;) Neste meu ultimo tratamento tb fizemos as coisas mais devagar e foi sempre evoluindo, mas mais lento e a verdade é q n tive hiperestimulação praticamente nenhuma! :) E acho q esse stress a menos no corpo só pode ajudar ao processo!!!

      Beijinhos e BOA SORTE!!!

      Eliminar
    2. Obrigada por todos os esclarecimentos com as tuas consultas :P
      Olha, está a chegar a altura em que me vais dar umas dicas do que fizeste/comeste/bebeste depois da transf :P
      Quero seguir a mesma fórmula mágica ehehhe

      Bjs!
      Ana

      Eliminar
    3. Sabes q n há fórmulas mágicas, mas acredito q o corpo pouco stressado (sem hiperestimulação e sem dores) e a mente a acreditar são meio caminho. ;) (embora no fim eu estivesse um caco!..... Acho q n há hipóteses de passarmos por isto como se nada fosse.....)...

      MAS é claro q te falo tudo sobre o q comi, o q fiz e etc. etc. o Afonso está entusiasmado com a ideia da namorada! ;) ;) ehehhehe!

      Beijinhosssssssssssssssssss e vai dando notícias! (sigo atentamente! ;))

      Eliminar
    4. Passei por aqui rapidinho para deixar a novidade tipo telegrama ahahahah.

      Já tenho a punção marcada: 2ª Feira! Stop!
      Está tudo a correr bem! Stop!

      Beijocas!! Stop!
      LOOL :D :D

      Eliminar
    5. Gosto TANTO de saber isso!!! :D

      E MAIS AINDA de te sentir assim animada e positivaaaa!!! GOOOOO!! :D :D

      Pronto, então agora com punção marcada, tá a comprar e fazer gelatinas para teres no frigorífico para te ajudarem depois da punção a evitar a hiperestimulação. Eu tb tomei, por indicação do médico, Protifar, q é proteínas em pó. Tomava duas colheres por dia q misturava com a gelatina ou outra coisa qq. N é muito agradável, mas pronto, tb se toma num instante e se pode ajudar à recuperação da punção e a evitar a hiperestimulação, faz-se! ;) Não te esqueças tb de beber pelo menos 1 litro (ou mais)de água por dia, sobretudo com o aporte adicional de proteínas isso é muito importante para q os teus rins funcionem bem e para q te mantenhas bem hidratadinha (e o teu endométrio tb! ;)).

      E depois, manter esse espírito e organizar tudo para te tornares uma DONDOCA nas próximas semanas! ;)

      Beijinhos GIGANTESSSS e tudo a continuar assim!!!!!

      Eliminar
    6. oioi!
      Deixaste mensagem no meu blog, e cuja notificação recebi por mail, mas agora que te ia lá responder, não vejo a mensagem! Por isso respondo-te aqui!
      Na punção da 2ª feira a Drª Graça só conseguiu extrair os ovócitos de um dos ovários. Do outro ovário não extraiu porque.. o maldito do meu intestino estava na frente :S Ainda tentou dar lá voltas a empurrar o intestino mas sem sucesso, por isso não arriscou para não furar o intestino.
      Do ovário onde fez a extração retirou 6 ovócitos. Hoje a embriologista ligou-me a dizer que dos 6, 5 estavam maduros e que se geraram 4 embriões :D Tenho a transf. marcada para amanhã de manhã.
      Dores... tenho-as. Falei com a médica e que me mandou ir às urgências para ser observada. Estive lá desde a hora de almoço até à bocado. No entanto, chegou-se à conclusão de que tinha algum líquido e que os meus ovários estavam gigantes (para variar) e que era isso que me causa as dores em todo o abdomen. As análises estavam normais e por isso a transf. não está em risco :D
      bjs!!

      Eliminar
  2. Lindo, Lindo, Lindo!!!

    Parabéns querida amiga. Fico muito, muito feliz por estar tudo a correr bem com o Afonso Duarte.

    Beijinhos enormes
    Carla Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))))))))))))))) Obrigada, querida lindaaaa!! :))))

      Beijinhossssssssssss

      Eliminar
  3. O Afonso está lindo!!!

    Ainda bem que está tudo a correr bem :)

    ResponderEliminar
  4. Eu adorei fazer as Ecografias morfológicas! Saíamos de lá com sorrisos de orelha a orelha! Agora que já tenho a Francisca vejo que as Ecografias são muito reais!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Hello amiga!!!

    Que bom que as novidades continuam a ser boas!!!
    Com tudo o que se passou já vais a meio da gravidez, como vão as comprinhas?? :P
    Eu estou a acabar a 14ª e sabendo já que é um Tomás já me diverti a comprar umas coisinhas... :P
    Acho que pra semana começo com o Quarto!

    Ando sem paciência pra escrever no meu Blog, mas hoje devo actualiza-lo :P
    Beijinhossss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomás!!! :))) Gostooo! :))))

      Eu ainda n comprei quase nada: o carro e o ovo + as tintas para o quarto + 2 babygrows e a almofada de amamentação q me serve tb agora durante a gravidez para dormir de lado. Isto foi tudo o q comprei! De resto, já me ofereceram foi uma série de coisas, desde roupa, ao mobile, intercomunicador.

      Do quarto n vou comprar até o ter pintado. Já sei +/- o q vou comprar e onde, mas até a chuva ir embora e poder pintar o quartinho do Afonso, n vão haver mais compras assim grandes. Nessa altura tb é qd vou comprar lençóis e essas coisas.

      De resto, a roupa dele, vou aguardar até mais perto para ver o tamanho dele e tb o q me oferecem e no fim compro só o q me faz falta! ;)

      Este mês quero comprar mais umas fraldas das reutilizáveis, para ir aumentando o nº aos poucos e tb algumas das coisas de farmácia e higiene para ele q vamos precisar.

      A banheira ainda n decidimos bem, mas como tenho uma amiga q vai ter a filhota dela em poucas semanas, vamos ver q tal a filha dela (e eles) se dá com a banheira q eles compraram, a shantala. Como já foram pais uma vez e já experimentarem um tipo mais tradicional de banheira, aguardo o comentário deles sobre esta para me decidir.

      E penso q no fim disto tudo ficará tudo! ;)

      Qd pintar o quartinho logo tiro umas fotos ao quarto e a algumas das coisinhas dele logo e publico no blog! ;)

      Já sei q tens continuado a sofrer com os enjoos...A minha cunhada foi a gravidez toda, qual 1º trimestre!... Espero q no teu caso agora comecem a abrandar! ;) Pelo menos n estás a ficar uma baleia gigante, como alguém q eu conheço! Já lá vão 7 Kg e ainda só vou a entrar na 22ª semana...... De qq forma, agora já tenho mesmo corpinho de grávida e estou MUITO feliz com a minha GRANDE barriga! ;)

      Beijinhos gigantes!!!!!

      Eliminar
  6. Respostas
    1. eheheh! É o futuro bebé MAIS LINDO do Universo!!! ;) ;) ;)
      E é já um Guerreiro vencedor!!
      Olha, parece q ele gostou do que escrevi! ;) Está aos saltitos! ;)

      Beijinhosssssssss

      Eliminar
  7. Olá!
    Não sei como cheguei aqui... mas não saio sem te dar os PARABÉNS!!!
    Espreita o meu blog!
    Um beijo aos papás e... vovós!...
    Teresinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresinha!
      Já dei uma espreitadela MUITO rápida pelo teu blog. :) Mas quero explorar melhor! ;)
      Beijinhos e de novo MUITO OBRIGADA! :D

      Eliminar

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!