sábado, 9 de junho de 2012

Flores e Amor....




Chegou aquela altura do ano em que vemos Lisboa florida, coberta de cor... E é com vergonha que admito que apenas este ano parece q esta explosão de beleza, cor e cheiro me tocaram de forma tão profunda e tão completa...

Em quase cada rua e recanto, é possível vislumbrar essas imponentes árvores, cheias de flores roxas, que cobrem o chão com uma nova tonalidade, animando-o e providenciando-lhe uma nova vida. Hoje não pude mais e tive que vir verificar se essas árvores maravilhosas sempre seriam as famosas Jacarandá, da linda cantiga que encheu a minha infância e juventude....... "Flôr do Jacarandá".......

Mas se o Jacarandá-Mimoso é algo que desde sempre tem feito parte da minha vida, seja em forma de música, poesia, tonalidades ou imagens nunca antes verdadeiramente focadas e consciencializadas, este ano "descobri" uma outra maravilha, menos comum que o Jacarandá, mas tb muito presente nalgumas ruas da nossa cidade... A primeira vez que as "vi" foi na Amadora, há uns dias e pensei logo: "Que flores exóticas! Que serão?"  


E hoje, esta busca pelo Jacarandá do meu passado de juventude, trouxe-me a resposta a essa questão: são "Erythrina Speciosa" ou Mulungu-do-Litoral e tal como o Jacarandá, é uma árvore Oriunda do Brasil, pelo q penso q devem ter sido trazidas de lá em tempos mais gloriosos para o nosso País, deixando-nos esta herança maravilhosa nas nossas terras lusas!

Hoje, num lindo passeio com o marido e o nosso Afonso-em-formação, passeámos por Lisboa e pude apreciar estas esplendorosas dádivas da natureza.

Que eu consiga, Afonso, ensinar-te e transmitir-te a importância da Natureza, da beleza, da cor, da poesia, da música, do Amor e desses encantos tão distanciados do poderio económico, do capitalismo feroz ou da imperiosa necessidade do ser humano de possuir mais a mais bens físicos.......... Que outros bens te possam animar a alma, tal como a nós, os teus pais, animam!

Com muito amor, para ti, meu lindo filho sonhado e desejado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!