quarta-feira, 15 de agosto de 2012

1º CTG e Nova Eco

Ainda n tinha vindo dar notícias pois tenho andado com umas dores de ouvidos tramadas e ontem n me sentia NADA bem, mas hj já estou melhor e tenho esperança que amanhã ou 6ª n haja qq vestígio de dores ou mal estar! :D 

E anteontem lá rumamos de novo aos Lusíadas, desta feita para o 1º CTG. Depois de umas dúvidas iniciais sobre se iríamos levar tudo já connosco, depois de vários relatos de pessoas q já n saíram do hospital e depois de termos sido aconselhados a que agora, em cada visita, deveríamos levar tudo, lá decidimos q n íamos levar nada, uma vez q eu n tenho sentido contracções por aí além e não sinta q isto esteja para breve! :) 

Chegados ao hospital, dirigi-mo-nos ao Bloco de Partos, onde se fazem os CTG e onde fomos recebidos por uma enfermeira com mais idade, em relação às q temos apanhado nos Lusíadas, mas extremamente querida e doce. Amei a enfermeira e fiquei cheia de vontade q esteja na equipa de serviço no dia do parto do meu Afonso! :) 

Ela lá me sentou / deitou e me preparou a barriguinha com as duas cintas para o CTG: uma para as contracções e outra para as batidas cardíacas do meu menino. 

Explicou-me tudo muito bem, deu-me uns conselhos e tb me disse que lhe parecia q o Afonso ainda estava muito subido, confirmando o que me parece: isto n está para breve! :)

E assim começaram os 20 minutos de namoro com o coração do meu bebé. Devia apertar num botão de cada vez q sentisse o Afonso ou que a barriga mexesse. Esta parte n sabia, pelo que nas 1ªs mexidelas acabei por n apertar o botão, mas depois já n me esqueci. 

Era muito cedo e aquele ambiente meio escurinho, ali deitada e embalada com as batidas do coração do meu amor pequenino, só me apetecia dormir e tive q lutar contra isso, para me certificar q carregava no botão qd fosse altura disso! :) 

Ao fim dos 20 minutos a mesma enfermeira trouxe uma folha A4 com as curvas do batimento cardíaco e das contrações e disse-me que estava tudo fantástico com ele, sem qq sinal de sofrimento, mas q tb estava sem qq contracção ainda (o q tb n foi nenhuma novidade, já q as poucas contracções q sinto são geralmente ao fim do dia e MUITO ligadas a cansaço e esforço físico). 

Depois disso fomos à médica, à Dra. Cristina Nunes, de quem gostamos cada vez mais, tanto eu, como o meu marido. :) Se na amniocentese tinha sido fantástica, nas consultas tem sido excelente, querida, bem disposta e tudo mais! Quase q tenho pena q n seja a minha obstetra mesmo! ;)

 Bem, uma vez na consulta, a médica confirmou o q a enfermeira tinha dito e marcou-nos novo CTG e consulta para a próxima semana, uma vez q a nossa médica só regressa daqui a 15 dias, mesmo nas 39 semanas de gravidez! :) 

Entretanto. lá decidiu voltar a espreitar o Fonsinho do meu coração e reavaliar o crescimento, uma vez q tem sido pequenote. Fomos para a sala das ecos, onde o ecógrafo parece ser melhor q o das salas de consulta e lá voltámos a fazer nova eco. Só foi pena n termos um DVD (n contávamos com a eco!!), pois ela explicou tudo muito bem e desta vimos inclusive uns cabelinhos no topo da cabecinha do nosso bebé... Parecia um mini punk, com os cabelitos em pé, mas a médica disse q eram apenas umas penugens pequenas! De qq forma, foi muito giro e inesquecível! :) 

Lá voltámos a ver o narizinho arrebitado dele, os lábios, a mão à frente da cara e tudo tudo! :D Estou completamente apaixonada por ele, já o tinha dito??? eheheh! :))))

Quanto às medições, a médica disse q eram muito difíceis de fazer com fidedignidade, uma vez q o Afonso mexe muito e está chio de movimentos respiratórios q servem de preparação para qd sair. Ela diz q estes movimentos todos são excelente sinal de vitalidade e bem-estar, mas q dificultam uma boa medição. De qq forma, repetiu as medições 2 vezes e lá acabámos com um peso destimado de 2204gr e um percentil de 20,8. Portanto, um pouco abaixo da última vez, mas nada de especial. Com todos os sinais voltou a dar nota máxima ao nível do bem-estar e desenvolvimento fetal e disse q ele tinha tempo de crescer cá fora. 

Ainda me perguntou se tenho estado de descanso e férias, para se certificar q ando a fazer o q posso para o crescimento e desenvolvimento do miúdo, mas como lhe assegurei disso mesmo, ficou descansada e n avançou mais nada. 

Ainda disse q visto q n tenho qq sinal de ser antes, sou capaz de ir às 40 semanas e q se assim for, o Afonso ainda nasce com 3Kg o q é excelente: nem demasiado grande, nem demasiado pequeno. De resto fartou-se de gabar o pequenote (q deve estar inchado de orgulho), pelos seus movimentos e sinais de vitalidade. :)

E pronto, estas são as novidades q temos, desta aventura Pré-Natal, a caminho da maternidade! :) 

Na próxima semana há mais novidades! Ainda n sei se hei-de levar tudo da próxima vez, mas se continuar como até aqui, n levo nada!...

Entretanto tenho acabado as ultimas coisas e tenho feito alguns videos da barrig"uita" a mexer com ele, com os seus movimentos e pontapés e tem sido delicioso! :) 

Tenho tb continuado a minha ginástica pré parto (de q ainda n falei aqui!!!!) e os workshops lá no centro. Faltam-me uns 4 q gostava muito de fazer antes do parto. Estes já são todos sobre o pós-parto, tanto em termos de recuperação, como alimentação e amamentação. Vamos ver se o Afonso se aguenta até depois de dia 28 q é qd temos os últimos 2 workshops! :) Mas cheira-me que sim e que será a viragem do mês q trará notícias! 

Gostava q n passássemos das 40 semanas, pois qto mais tempo passar, maior é a probabilidade de termos um parto complicado e instrumentado, mas já fico aliviada de saber q a minha médica n deixa chegar às 42 as suas parturientes! :)

A ver se venho falar do Centro e da ginástica Pré-Parto q fiz em conjunto com a hidroginástica e agora em exclusivo desde o fechamento para férias da piscina.....

2 comentários:

  1. Que barriguinha tão liiiinda! :D
    Da próxima vez que fores à consulta leva as coisas no carro... à minha mãe rebentaram-lhe as águas na consulta e ficou logo internada. Mais vale prevenir...
    Beijos grandes!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A barriguinha da foto n é minha, é da net, mas a minha n está muito diferente na verdade! ;) As pernocas é q no meu caso são mais gordinhas! ;)

      Pois... As enfermeiras estão fartas de me dizer essas coisas, mas eu acho sempre q vou ter um sinal qq! LOL!...

      Mas tv na próxima semana leve, pq geralmente eles fazem o toque se houver sinal da coisa estar menos verde do q na semana passada e é aí q muitas vezes as águas acabam por rebentar... Ia gostar de ter as minhas coisas comigo.... Acho q vou insistir com o marido na próxima consulta...

      beijinhos grandes pra tiiii!!! :)))

      Eliminar

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!