terça-feira, 16 de outubro de 2012

Novidades e Amamentação

 Eu bem queria, mas n consigo ter tempo, nem disposição para vir escrever sobre TUDO o q temos vivido e sentido! É DEMASIADO!!.... 

O Afonso é um bebé muito calmo e fofinho, claro q por vezes chora muito e dá más noites ou maus dias, mas isso faz parte e n me parece q seja aquilo q se costuma apelidar de bebé difícil! :D 

Por vezes passa mal com as cólicas e aí sim, as noites e os dias tornam-se mais complicados, mas tirando esses momentos e crise, q geralmente levam uns dias a passar, o Afonso dorme q se farta e é muito calmo e fofinho. 

Quase com dois meses de vida, já vai dando os primeiros sorrisos, q enchem o coração de toda a gente, e está muito atento a tudo o q se passa à sua volta! É MUITO observador, o q n me espanta nada, pois ambos os pais o são também. 

Ele ama dormir com e passar tempo a ouvir música, o q nos deixa muito felizes como músicos q somos (sim, pq antes da psicologia houve toda uma outra vida!)! 

E claro q continuamos profundamente apaixonados e felizes com ele e com a sua presença nas nossas vidas! TODO e Qualquer momento mais difícil é totalmente ultrapassado pelas coisas maravilhosas q nos dá e nos faz sentir a CADA minuto das nossas vidas! :D 

É impressionante como sabe bem dormir com ele, tê-lo no colo, olhá-lo, cheirá-lo, tocá-lo, beijá-lo... tudo tudo tudo, n há palavras q consigam descrever TUDO o q sinto! :D :D 

Sobre a amamentação... Como gostava de poder descrever algo mais idílico, mas isso n me estava destinado! Tv numa outra oportunidade, quem sabe?


Ao fim da primeira semana de vida o Afonso tinha perdido cerca de 20% do seu peso, o q n é nada nada bom, pelo q tivemos q falar de suplementação. A minha produção de leite n era (e ainda n é) suficiente para alimentar convenientemente o meu Afonso. Pensa-se q tal facto se possa dever à Operação de Redução Mamária a q fui submetida há 14 anos devido a problemas nas costas, mas n há certeza, já q muitas muitas outras mamãs q n fizeram esta operação passam pelo mesmo problema, seja por stress ou por qq outro motivo desconhecido. Confesso q de início foi muito duro aceitar q eu n conseguia sozinha providenciar a uma das necessidades mais básicas da minha cria... Chorei muito e foi muito muito duro em termos psicológicos, mas com o tempo consegui perceber q a dádiva maior era tê-lo comigo e q n era menos mãe por n o amamentar a 100%. Mas primeiro, deixem-me descrever o q se passou e o q faço até hoje!

Após ter falado com a Dra. Neonatologista e uma Enfermeira do Hospital, q é Conselheira de Amamentação, duas pessoas excelentes a quem devo o facto de ainda amamentar hoje em dia, lá iniciei a suplementação, mas utilizando o Sistema de Nutrição Suplementar (SNS), q mais n é q a utilização de uns tubinhos colocados no mamilo, para suplementar o bebé. Ao lado estão duas fotos exemplificativas do dito SNS. Eu n uso pendurado no pescoço e hoje em dia uso uma outra versão deste sistema q é um biberão com uma sonda nasogástrica q introduzo no fim de ele mamar no meu peito sem mais nada. Com este sistema, também denominado de Relactação, o bebé é alimentado e a mama é estimulada a continuar e aumentar a produção de leite. 

Para além disso, tenho q usar a bomba para extrair e estimular as mamas a produzir leite, após cada mamada.

Assim, a minha rotina de amamentação é a seguinte: 
1º mama no meu peito
2º mama no peito com o tubo (suplementação) 
3º Estimulação com Bomba

Claro q isto é uma loucura e muitas foram as vezes em q saía de uma ronda de amamenteação directamente para outra. Andava de rastos!... com o tempo o Afonso foi-se tornando mais eficiente e mamar e os tempos reduziram, o q permite q eu tenha mais tempo para mim e ele para dormir e descansar.

Andámos uma semana a Nan1 como suplementação, até que, por meio da tal Enfermeira, consegui começar a ter doações de leite materno, de mães q amamentam e têm excesso de produção. Infelizmente n temos em Portugal bancos de leite para estas situações, como no Brasil, mas este sistema privado de banco materno tem vindo a permitir q o Afonso só tivesse a suplemento de lata uma semana! :D Nessa semana ele passou muito mal de cólicas e com cocós MUITO duros, tadinho!!!.... Mas ASSIM q começámos com a suplementação de leite materno, a coisa mudou logo de forma e nunca mais vimos o nosso pequeno a sofrer tanto como nesses dias! :D :D

Hoje tenho BEM mais leite, mas continuo a n saber o q é pingar do peito, ou pingar de uma mama qd o bebé mama da outra e cada pinga de leite q consigo extrair é uma celebração! É MUITO raro conseguir consigo tirar mais q 20 ml numa extração e mesmo isso geralmente só consigo de manhã e à noitinha, de resto tiro uns 10ml ou menos em cada extração, o q é extremamente frustrante já q os biberons das bombas são de pelo menos 150ml.... parecem umas gotas lá no fundo... :( Ao todo consigo extrair uns 80ml / 100ml consoante o nº de vezes q consigo ir à bomba, pois com um bebé e com as saídas de casa, nem sempre é fácil manter essa rotina! ;)

O leite q extraio é claro q é aproveitado! Junto-o e suplemento o meu pequenote nalgumas mamadas com o meu próprio leite.

Começo a perceber e aceitar q provavelmente a minha produção de leite nunca vai ser suficiente para o Afonso e q terei q suplementar até aos 6 meses pelo menos, mas isso o futuro o dirá... Vou tentando viver o dia a dia e n projectar o futuro!

Entretanto uma Consultora de Amamentação (sim, há conselheiras e consultoras, coisas diferentes!!) veio cá a casa e esteve a trabalhar comigo, a ajudar-me e, na opinião dela, eu teria leite suficiente para o meu bebé, sem precisar de suplementar, q a baixa produção estaria na minha mente... Tentei tirar o suplemento um fim-de-semana e o meu Afonso voltou a perder 5 gr... Claro q isso significa q tenho MUITO mais leite do q tinha antes, mas ainda n o suficiente.. Por ela, eu teria insistido mais uns dias e depressa iria ver q tenho leite suficiente, mas com o nosso bebé a perder peso e as médicas e enfermeiras a fazerem pressão para manter a suplementação por causa do peso do bebé, n tive coragem... Psicologicamente tenho pena disso, MUITA pena, mas racionalmente, n consegui deixar de ter medo... Chegámos mesmo a aumentar a quantidade suplementada e assim chegámos ao dia de hoje... 

Tenho tentado de tudo, claro, os chás, os suplementos e as comidas com fama de Galactogogos!! Mas os resultados ainda n chegaram ao q eu sonharia.....

Hoje vou ter uma consulta com uma outra CAM, q é médica e q sei q ajuda a tentar este processo de redução do suplemento, q é onde n tive muita ajuda até hoje... A ver vamos o q ela me diz...

Resta dizer q apesar das dificuldades, o Afonso ainda só sabe o que é maminha e q esses momentos são inesquecíveis. :D Tentámos dar biberom um dia, para facilitar o processo e para ele ir aprendendo o q é isso, para qd eu for trabalhar, mas ele fartou-se de chorar e ficou sem perceber o q teria q fazer com aquela tetina de plástico (temos uma tetina calma da medela, pelo q para ter leite ele tem q sugar,, mas até perceber isso... ainda n conseguiu! E eu confesso q ainda n estou preparada para largar mão do meu lugar privilegiado de "alimentadora".....)....

Por vezes apetece-me desistir e mandar tudo à fava, já q estou saturada desta rotina dura e das dúvidas q me assaltam diariamente, mas qd penso nisso seriamente, percebo q n quero desistir e q estarei lutando até ao fim, como fiz com a infertilidade! :D 

Quem sabe noutro/a filho/a (sim...... n desisto de sonhar com outro!!!) as coisas não são mais simples?!?!? 

Agora vou alimentar o meu mais q tudo, q já começa a dar sinais de fominha! :D

9 comentários:

  1. Olá mamã!!! :)

    Fico muito contente com as novidades que nos dás! Ainda bem que tens um Afonso saudável e calminho...
    Como sabes revejo-me em muitas coisas que falas da amamentação e pelo que dizes acho que tens muitas probabilidades de conseguir amamentar até aos 6 meses :)

    Eu amamentei até aos 5 meses e pouco (claro que nunca foi em exclusivo)e nunca consegui extrair com a bomba mais de 5 ml, mesmo antes das mamadas :(

    As cólicas sei muito bem o que são e sei que se deveram ao leite artificial, mas infelizmente não tive mesmo alternativa...

    Já agora só não percebi uma coisa: Onde vais buscar o leitinho para o Afonso? Se não é a um banco de leite, onde...?

    Podes experimentar o Promil! Comigo resultava alguma coisa, ou seja, notava um ligeiríssimo aumento de leite. Vale a pena tentar! A levedura de cerveja também experimentei e não senti muitas diferenças, mas nessa altura o leite estava mesmo, mesmo já no final e já ela comia sopa, daí a menor estimulação e perda progressiva de produção!

    Adoro esse sistema do tubinho. Onde arranjaste? No próximo filho (já ando a sonhar com ele) também quero :) Sei muito bem que da próxima vez terei as mesmas dificuldades!

    É bom estares rodeada de profissionais :D E é ótimo não teres de recorrer às (malditas) latas... Nem me quero lembrar o que sofreu a minha bailarina nos primeiros meses de vida :((((

    Olha, se quiseres, posso-te oferecer o pacotinho de levedura de cerveja para juntares aos teus cereais ou aos iogurtes. Eu praticamente não usei nada e como o sabor não é o melhor do mundo não voltarei a usar.

    Bem, já falei demais...

    Um beijinho enorme para essa carinha laroca (ADOOOOOORO a foto que colocaste :)))))))) e um muito especial para ti ;)

    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá linda mamã! :)

      Sim, pensei muito em ti, ao longo destes meses de amamentação difícil... (mas boaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :)))))

      A ver se te respondo a tudo...
      O leite vou buscar directamente a casa de mamãs q amamentam e têm excesso de produção e, por isso estão a doar, ou q congelaram muito e afinal n o vão usar. Sei dessas mamãs por 2 ou 3 grupos de amamentação a q estou ligada no facebook. Foi a tal enfermeira q me introduziu nesses grupos e me pôs em contacto com muitas outras mamãs com e sem dificuldades e por isso estou-lhe infinitamente grata! :)

      Quando há uma mãe disponível, o mais importante é assegurar q ela fez todas as análises pré-natal e q é saudável. podemos inclusive ver as cadernetas de gravidez delas. Mas tb podemos pasteurizar o leite em casa com isso assegurar q n há bactérias nem problemas com o leite q vamos providenciar ao nosso bebé. :) Estou fã deste processo e só tenho pena de n termos em Portugal bancos de leite mesmo, q pudessem facilitar este processo e onde eu pudesse ir buscar leite q tivesse sido retirado nos meses q o meu bebé tem, pq assim por vezes ele está a ser alimentado com leite de bebés de 8 meses, o q n é a mesma coisa, claro... De qq forma para as cólicas é maravilhoso! :D :D

      O sistema do tubo, o SNS, tb o devo à tal enfermeira, mas consegue-se nas farmácias. É carote... É da medela. Procura na net: "sistema nutrição suplementar medela". Se depois na farmácia n tiverem e o fornecedor deles n tiver (nem todos têm), pedes pela referencia q t posso dar ou penso q encontraras na net. :)

      Pode ser q n passes pelo mesmo, nem tu nem eu! Estou a torcer por isso, como desejo q engravidar seja mais fácil... Gostava tanto de n ter q passar por novos tratamentos!.... Pq neste momento nem €€€€ há para isso!... :((

      Mas enfim... Tive muita sorte em tudo e sobretudo nos profissionais q fui apanhando no hospital! :))

      A médica q fui ver na 3ª diz q pelos dados q lhe dei, n há motivo para ter pouco leite e q ptt é uma questão de fazer mais estimulação para aumentar a produção. Assim estou a seguir as indicações dela para reduzir suplemento e aumentar produção. Daqui a 2 semanas já devo ter uma impressão sobre os 1ºs resultados disto. Depois venho contar!

      beijinhossssssssssssssssssssssssssssss (o meu filhote é lindoooo n é? :))))))))) muito grandes para vocês! O Afonso diz q era giro um dia conhecer a bailarina! ;) eheheh! :)

      Eliminar
  2. Olá minha querida,
    Lamento imenso que não tenhas leite suficiente para o teu bébé. No entanto acho esses metodos que adoptaste fantasticos e tenho a certeza que o teu Afonso está a desenvolver-se como é suposto. Será um baby super saudável e bem alimentado na mesma.

    Eu por acaso não me posso queixar da quantidade de leite. Chego a tirar 100ml de uma vez com a bomba, depois vou tendo menos durante o dia e noite mas quase sempre ele fica satisfeito.
    Vou escrever mais pormenorizado no meu Blog sobre o assunto, depois dá uma espreitadela.

    Caramba já passaram quase 2 meses, o tempo passa mesmo a correr... o meu gaiato vai com 10 dias e já parece 1 mês! eheheh

    Beijinhos grandes e continuação dessa boa disposição!

    P.S.: Daqui a uns tempos, temos de ver se combinamos um encontro com os nossos bebecas...

    ResponderEliminar
  3. Ah já agora, ando a achar que o meu Tomás anda a comer muito. Qt é que o teu comia por mamada nos primeiros tempos?
    Qd estava no hospital a Neonatologista falou em dar mama e depois 30ml de suplemento.
    Agora bebe 80/90ml de cada vez de leite materno e Às vezes ainda tenho de dar suplemento porque ainda tem fome...

    Já o noto mais gordinho, já começa a ter bochechas e a barriga começa a fica bem maior... Será que estou a dar demais?

    Hoje À noite esteve acordado das 21h30 às 4h e das 5h às 7h cheio de cólicas. Mas comia que nem um desalmado na mesma....

    Estas noites com cólicas matam qualquer um, é um desespero, dou por mim tristíssima porque não sei o que fazer mais para que ele se sinta melhor...
    Depois acaba por adormecer cansadíssimo e pouco tempo depois lá está ele cheio de fome novamente.
    Estou desejosa pela consulta de dia 30 com o Pediatra para que me tire uma data de dúvidas...
    Beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... Nem sei por onde começar...

      Pq é q te foi dito para dares suplemento, se tens assim tanto leite? Qd se tem muito leite e, ainda assim o bebé pede mais, o truque é sempre, oferecer a mama MAIS vezes, se for preciso de 10 em 10 minutos, o q é normal para Leite Materno, já q os bebés naturalmente mamam em cachos e n de X em X tempo, para q a tua mama aumentasse a produção às necessidades do Tomás.... No meu caso tivemos q passar para o suplemento pq o Afonso ao fim de uma semana tinha perdido cerca de 20% do seu peso o q é muito e pode ser perigoso. Pior é q como ele n chora, para mim estava tudo bem! ;)

      O teu bebé deve estar mesmo mais gordinho com tanto leitinho... Sabes quantas mamadas mais ou menos ele faz por dia? O meu sempre fez esses 30ml de suplemento em cada mamada. Qd pedia mais, dava-lhe (ainda dou), mas acabei por dar muito poucas vezes. Ele parece ficar satisfeito com o q mama da minha mama e com mais esses 30ml. Na verdade, hj em dia só dou 30 em duas mamadas, mais à noite, para q ele aguente mais tempo a dormir nessa fase do dia e de resto, durante o dia dou-lhe 20ml para q ele venha mamar mais vezes e me estimule a produzir mais... Se lhe dou 30 ou mais, ele começa a fazer sestas de 3/4/5 horas e n queremos isso qd o objectivo é aumentar a produção...

      As cólicas são tramadas. Em primeiro lugar recorda q cada bebé e seu sistema digestivo são únicos. Há bebés q sofrem mais de cólicas q outros... Depois, o LA (leite Artificial)parece provocar muito mais cólicas q o LM (leite materno). Podes ter q mudar de LA até acertares num q n lhe seja tão mau (mas há casos tão maus q mesmo depois de muito mudarem continuam assim....). Depois tens opção de lhe dar algo tipo Colimil ou o q o teu pediatra recomendar para as cólicas (o Colimil é bastante bom para o Afonso, mas sei q há muitos bebés a quem n faz nada. O Afonso sofre de cólicas mas n me parece q seja aquele horror q muitas mamãs descrevem, devo ter sorte... tem geralmente crises semanais q duram 2/3 dias e geralmente com a estimulação com a cânula do bebegel, melhoram muito). Essa é outra coisa q podes fazer, para além das massagem diárias ao longo do dia, para ver se ele vai dando puns e chega à noite, q é qd estão mais aflitos, mais aliviado, ou seja, qd ele está mesmo muito aflito, estimular no rabinho com a canula do bebegel, mas SEM bebegel mesmo, ou seja, n fazes o clister, apenas estimulas a zona anal a expelir o cocó e os gases. Muitas vezes isso resolve ou ajuda muito. NÃO TE ESQUEÇAS de colocar oleo de amendoas doces ou similar na canula, para n danificares os tecidos do rabinho do Tomás! :)

      Quanto a comer qd está com cólicas, é simples... o leite materno alivia-lhes as dores, mas, depois, por ter comido mais ainda, faz com q as cólicas piorem... É uma pescadinha de rabo na boca...

      Se quiseres muito manter e melhorar a amamentação, ou seja, reduzir os suplementos e aumentar a produção da mama para n precisares suplementar, tenho o contacto de uma médica fantástica q dá consultas em Lisboa, junto à Av. da Liberdade e q te pode ajudar nisso! :)

      Que pediatra tens? Eu ainda ando a ver se vou mudar da minha ou não... A ver vamos...

      beijinhossss e vai dando notícias! :)

      Eliminar
    2. Olá querida, em primeiro lugar muiro obrigada por tirares um tempinho do teu filhote, para vires cá responder às minha dúvidas :)

      Fico tão contente que a tua produção esteja a aumentar =)))))) e a sorte que tens em conseguir leite de mais mamãs :))) Que maravilha de grupo ;)
      Fazem isso por pura e simples bondade! Que delícia...

      Sei que terei a mesma dificuldade no próximo bebé, sei que sim e não poderei fazer grande coisa para o contrariar, por isso tentarei rodear-me das pessoas certas, mas sei que não será fácil já que não vivo numa cidade :(((

      Sei por experiência da bailarina que o leite materno reduz significativamente as cólicas e sei que as dores que teve durante meses a fio se deveram à minha falta de leite. Ainda fui tendo a sorte de receber leite da minha amiga, mas que nunca chegou ppara amamentar em exclusivo.

      Vou continuar à espera de novidades do teu rapazote lindo e dos resultados da tua experiência =) Estou a torcer para que em breve consigas amamentar em exclusivo!!!

      Beijos enoooormes!

      Sara

      Eliminar
  4. Quero acreditar q tu e eu numa próxima podemos ter outra história na amamentação! :)

    Tenho tb tomado uns medicamentos cujo feito secundário é o aumento da prolactina. Creio q isso te poderia ser util. A ver s faço novo post com os galactogogos q ando a tomar! :)

    beijinhosssss

    ResponderEliminar

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!