terça-feira, 8 de julho de 2014

Feeling Blessed - I have it all!

Eu não sou rica. Não vivo sequer desafogadamente. Todos os meses vivo essa angústia conhecida de tanta gente, de conseguir meter as despesas existentes, no quadro dos ganhos mensais (e raramente consigo! todos os meses - ou quase - há um saldo negativo que entra nas despesas do mês seguinte). 

Há muita coisa que não faço e que gostava. há muita coisa que gostava de conseguir fazer um dia. há muita coisa que gostava que fizesse parte da minha vida e realidade actual e futura e não está, nem, provavelmente, estará um dia. 

Não sei se voltarei algum dia a conseguir engravidar e ter outro bebé dentro de mim, gerá-lo e, depois, criá-lo e vê-lo crescer como o Afonsinho. 

O meu trabalho não é estável (sou bolseira!) e não sei bem o que será de mim a esse nível a partir do fim deste ano, quando terminar a bolsa de doutoramento.

 Posto este esclarecimento, parece-me que poderia ser inexplicável a sensação que tem existido dentro de mim, de há uns dias para cá. Uma sensação de vida cheia, de benção, de sorte, de "I have it all!".

Mas a verdade é que não é inexplicável! A verdade é que, com a recente perda de peso e com o crescente acreditar de que conseguirei atingir, a seu tempo (devagar, devagarinho) os meus objectivos e sonhos de há anos e anos, a este nível, esta sensação se tem vindo a instalar dentro de mim. 

E claro que isso não vem da perda de peso. Não por si só. Perder peso é bom, claro, mas não chega para se ganhar esta vida dentro de nós! Atingir objectivos sim! sobretudo, atingi-los com o nosso esforço, empenho e trabalho, com a nossa força e crença em nós próprios e, sobretudo, quando esses objectivos pertencem aos objectivos centrais das nossas vidas. 

Eu acredito que todos temos um conjunto de desejos e sonhos para nós, que vivem connosco desde crianças e pelos quais vamos lutando ano após ano, na esperança de os conseguir fazer. Havia quem falasse em plantar uma árvore, etc. 

Para mim, estes desejos "fundamentais", os desejos do meu cerne sempre foram muito simples: casar, ter filhos, fazer/trabalhar em algo que me desse prazer e me sustentasse e, sim, emagrecer e ser magra (sim, é um desejo idiota ao lado dos outros, mas é meu e pertence ao meu cerne, ao meu fundamento, por mas estupido que seja, por mais estupido que cognitivamente eu perceba que é. como tal, é importante para MIM). 

Cada um destes objectivos foi duramente batalhado: fiz dois cursos superiores e trabalhei em duas áreas diferentes até conseguir perceber o que me fazia feliz em termos profissionais (cheguei a ir trabalhar diariamente em luto, com um peso no coração, um arrastar pela vida e uma certeza de que "aquilo não era o que queria para mim e para a minha vida", mudei, fiz outro curso, aguentei aquele emprego até poder fazer novos voos e finalmente consegui mudar para o que faço actualmente que me realiza tanto tanto. 

Entretanto, demorei anos (muitos, muitos, muitos e muitas relações falhadas no meio, muita dor, muita lágrima e muita dúvida e frustração - mas tb magoei algumas pessoas nesse caminho e disso me arrependo profundamente) a encontrar a minha cara metade.

Depois decidimos ser pais e a gravidez não vinha. Foram precisos mais de 9000€ e 3 tratamentos de fertilidade e muita dor no coração e na alma, para conseguirmos finalmente esse milagre de gerar uma vida! (este foi o feito mais incrível e maravilhoso, o objectivo MAIS importante de todos!). 

Mas ainda faltava um... Ser magra. ao longo da vida fiz milhares de dietas, tentei de tudo. fiz muito exercício (embora nunca como agora) e lutei muito. (um dia escrevo sobre isso, agora basta dizer que foi muitas vezes tentado, umas com mais sucesso, outras com menos, mas nunca atingindo o que desejava e depressa perdendo os resultados obtidos).  

Este ano isso mudou. Decidi aproveitar que não podia já dedicar-me a esse outro sonho de ser mãe de novo e empenhar-me noutro projecto igualmente importante: EU. cuidar-me. tratar de mim. E esquecer o magra, pensando antes na saúde (pq quero estar com o meu filho o maior tempo possível da sua vida!!!) 

E então, duvidando que fosse possível angum dia atingir esse objectivo de "magreza", mas dando-me o benefício da dúvida e mudando o foco para o saudável, comecei a luta. hoje ainda não me considero magra (e duvido que alguém se referisse a mim como "aquela mulher elegante ou magra". Mas já deixei a obesidade há muito e tb o excesso de peso ficou para trás. ainda há muito trabalho a fazer, mas finalmente começo a acreditar que, UM DIA, vou ser capaz, um dia esse objectivo será atingido. e entretanto instalou-se uma vitalidade, uma energia e uma mobilidade que não sentia há anos. E isso vale TUDO! 

E assim, consigo compreender e explicar essa sensação de que "tenho TUDO na vida, sou uma sortuda!". 

Não sei se conseguirei manter tudo isto (o meu emprego é precário, um casamento só se mantém com [MUITO] trabalho diário e a "magreza" só se manterá se mantiver os cuidados alimentares e de exercício físico que tenho vindo a adoptar - o único que existirá sempre é o ser mãe, o ter um filho LINDO de morrer, de encher a alma eternamente!), mas pelo menos posso dizer e sentir que foi difícil, tive que LUTAR muito, mas consegui um dia atingir os meus objectivos fundamentais de vida! 

I'm a lucky woman! 

Obrigada!

1 comentário:

  1. Não há melhor sensação que essa!!!! "I have it all"
    Vou ver se consigo levar esse lema comigo ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!