terça-feira, 23 de junho de 2015

Consulta 6 meses e Placenta Baixa

Esta gravidez, embora inesperada e, portanto, duplamente maravilhosa e embora desta vez tenhamos tido rastreio do primeiro trimestre negativo, tem sido muito mais difícil e complicada.

O susto no primeiro trimestre e o descanso quase absoluto, o cansaço extremo, os enjoos e dores várias ao mínimo esforço adicional. Tudo me tem mostrado que nesta gravidez não posso exagerar e tenho que levar as coisas com outro cuidado e  ritmo.

Mas é muito duro, com um menino que ainda nem tem 3 anos e precisa de nós para brincar, dar colinho, cuidar e ser feliz...

Ontem tivemos consulta dos 6 meses e foi detectada placenta baixa (já deveria ter subido por está altura). A médica não quis explorar muito isto, preferindo deixar para a eco das 30 semanas para reavaliar. Ela diz que ainda pode subir e que para já o tamanho do colo e seu fechamento não dão qualquer sinal para preocupações. De qualquer forma recomendou não fazer exercícios e esforços e levar a vida com calma.

Isto fez-me perceber porque tenho sentido todos aqueles incómodos e fez-me ficar muito agradecida por estar tão em conexão com o meu corpo, que me permitiu perceber que algo poderia estar a passar-se.

Claro que entretanto fui ler imenso sobre placentas baixas e prévias e fiquei apreensiva e preocupada com esta situação e suas possibilidades... Possível hemorragia, parto prematuro e cesariana provável. Não é nada do que sonhei e acarreta riscos que me assustam...

Mas resta-me levar as coisas com calma e ter paciência, rezar para que daqui a 4 semanas a placenta tenha subido e possamos respirar de alívio.

E entretanto, começar a preparar tudo para receber a Maria, para caso algo aconteça, não estarmos depois sem roupa e fraldas e tudo. Quero deixar tudo pronto neste mês, para ser menos uma preocupação. E tb preparar a mala da maternidade.

E confiar na Mãe Natureza e na Boa Sorte e na confiança da minha médica.

Força placentinha, toca a subir! ;)

6 comentários:

  1. Só para dar algum ânimo com exemplos positivos, tenho uma amiga que tinha a placenta prévia na primeira filha e correu tudo bem. A bebé nasceu a termo depois das 37 semanas. De facto assustou-se um pouco porque quando estava em casa começou a ter uma hemorragia mas já no hospital acharam que não era preciso a bebé sair logo e ainda ficou dois dias internada. Cada dia com eles lá dentro é sempre bom. Depois com ameaça de outra hemorragia é que teve de se fazer a cesariana (neste caso o parto normal era perigoso, nomeadamente para a mãe), a recuperação foi boa e hoje é uma linda menina de 3 anos. Tudo a correr bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, vamos ver como tudo se desenrola. Continuo fazendo figas para q a placenta ainda suba até às 30 semanas e possamos pensar no cenário de parto normal que é o que eu mais queria (e, melhor, afugentar qq cenário de hemorragias e parto prematuro possíveis!).

      Eliminar
  2. Fico aqui a torcer para que a placenta suba e fique tudo bem.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Acho fantástico o nosso corpo, exatamente por nos dizer tudo o que precisamos de saber!!! Pena é que muitas vezes não a escutemos com atenção... Felizmente não é o teu caso. É linda a sensibilidade que tens para interpretar o que o teu organismo delicadamente te segredou! <3
    Tenho a certeza que tudo vai correr bem! Placentinha, já sabes qual o caminho... up, up, up!!!
    Beijinhos enormes!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, é mesmo lindo, a forma como o corpo nos sinaliza tudo ou quase tudo! Basta estarmos atentos e percebermos/aceitarmos isso mesmo. ;)

      Nem sempre fui assim! Passei muitos anos meio adormecida (e a adormecer-me!). ;)

      Falta uma semana e um dia para a eco!! UP UP UP! ;)

      Beiinhosssss

      Eliminar

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!