terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Associação Portuguesa de Fertilidade



É uma vergonha admiti-lo, mas (apenas) hoje tornei-me sócia dessa Associação que tanto trabalho tem feito em prol dos casais que se debatem com a infertilidade.....

De qq forma está feito e estou MUITO orgulhosa de pertencer a essa GRANDE família que tanto apoio me(nos) tem dado ao longo deste tempo de luta......

Um MUITO OBRIGADA a eles/as e um BEM HAJAM pelo vosso trabalho!!

Aqui fica uma breve descrição da Associação e do seu trabalho: 

A Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade) foi legalmente constituída no dia 20 de Maio de 2006, na sequência de um movimento cívico  protagonizado por pessoas com problemas de fertilidade. O projecto associativo foi fundado com o nome de "Associação Portuguesa de Infertilidade" - API - mas no ano de 2008, este projecto mudou de nome, passando a chamar-se Associação Portuguesa de Fertilidade, agora com a sigla oficial de APFertilidade. Por vezes, esta sigla é usada de forma abreviada como APF , facto que pode gerar alguma consufão com uma outra associação na área do planeamento familiar a APF : Associação para o Planeamento da Família.

A Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade) foi legalmente constituída no dia 20 de Maio de 2006, na sequência de um movimento cívico  protagonizado por pessoas com problemas de fertilidade. 

Duas décadas após o início da procriação medicamente assistida em Portugal, período marcado pela distribuição desigual dos centros de tratamento, pela ausência de legislação específica, pela limitação no acesso a diversas técnicas, pela falta de informação e por um manifesto desinteresse pelas questões (médicas, psicológicas, sociais e económicas) relacionadas com esta doença, a APFertilidade nasceu como um projecto fundamentalmente destinado a apoiar, informar e defender esta comunidade.

A infertilidade é uma doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, com uma prevalência que se estima atingir cerca de 10% a 15% da população em idade reprodutiva, afectando um número crescente de pessoas no mundo contemporâneo. A escala do problema exige acção concertada por parte das diversas entidades envolvidas na saúde e no apoio social. De modo a implementar o seu programa, a APFertilidade solicitou e obteve em 2010 o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).
Desde a sua fundação, a APFertilidade conta sobretudo com a generosidade e o voluntariado dos seus  associados, tendo vindo a avançar de modo sustentado com um programa de acção que, tendo começado por colocar a infertilidade na agenda pública, se centra actualmente no apoio e na inclusão (legal e social) de todas as pessoas com este problema. O site da associação pretende funcionar como um grande centro de informação, orientado para a comunidade e para o indivíduo, funcionando simultaneamente como um fórum de encontro e debate sobre todas as questões (legais, médicas e científicas) relacionadas com a fertilidade.

O link para o site é este.

A APF publicou recentemente o Guia de Infertilidade, que tem informação útil para os casais e pessoas que vivam a infertilidade, mas também para aqueles que acompanham e vivem junto a infertilidade deles. É um documento MUITO bem escrito e desenhado, que aconselho vivamente a ler!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!