quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

5 Semanas...


Segundo a data da concepção by HPP Lusíadas, entrámos hoje na 5ª semana de gravidez... Continuo no escuro, e só poderei confirmar q é mesmo gravidez e que está tudo a correr bem, no dia 13, quando for à primeira eco, com 6 semanas e 2 dias.

E embora opte por não fazer totalmente a festa, a verdade é que é impossível n ir lendo e n ir tentando perceber o que se passará lá dentro, com esse serzinho que parece habitar o meu corpo! ;) 


Nesta semana o bebé tem agora mais ou menos o tamanho de uma semente de sésamo ou de maçã e parece mais um pequeno girino do que propriamente um ser humano. O embrião em si tem cerca de meio centímetro de comprimento.

A grande novidade desta semana é: o cérebro do bebé está a começar a crescer! Desenvolve-se a partir do tubo neural (uma estrutura donde vão brotar também a espinal medula, os nervos e a coluna vertebral). Também o coração se está a dividir em câmaras e logo assumirá um ritmo mais regular.
 
O bebé é agora constituído por três camadas – a ectoderme, a mesoderme e a endoderme – as quais formarão mais tarde os órgãos e os tecidos.

O tubo neural do bebé desenvolve-se na camada superior, a ectoderme. Esta camada dá também origem à pele, ao cabelo, às unhas, ao esmalte dos dentes e às glândulas mamárias e sudoríparas. O coração e o sistema circulatório começam a formar-se na camada intermédia, ou mesoderme. Será também a partir da mesoderme que se formarão os músculos, as cartilagens, os ossos e os tecidos subcutâneos (sob a pele). A terceira camada, ou endoderme, criará os pulmões, os intestinos e um sistema urinário rudimentar, bem como a tiróide, o fígado e o pâncreas. Entretanto, a placenta primitiva e o cordão umbilical, que fornecem nutrientes e oxigénio ao bebé, já iniciaram as suas funções.


Assim, os órgãos principais, como os rins e o fígado, começam a crescer e o tubo neural, que liga o cérebro e a medula espinal, vai se fechar ao longo desta semana. 
Começam a brotar os membros superiores e inferiores do embrião, botõezinhos que darão origem aos braços e às pernas do bebé. Os intestinos estão-se a desenvolver e o apêndice está no lugar.


 E aqui seguem umas imagens giras do "lá dentro" ao longo desta semana:





E cá fora, às 5 semanas, começa-se assim cá por estes lados........

5 comentários:

  1. É maravilhoso saber que na nossa barriguinha acontece magia a toda a hora :)
    Quanto à tua barriguinha vou adorar vê-la crescer :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. LOL! Espero q cresça apenas o necessário para ter lá esse melãozinho em crescimento! ;)

    De resto, vou ter q me regrar muito e ter muito cuidado, pois ao contrário de ti, começo já com excesso de peso...

    No HSM no outro dia a enfermeira fartou-se de me dar na cabeça e sei q foi apenas a primeira... Quando for à minha ginecologista finalmente, nem quero pensar! ;)

    Até agora tenho-me portado MUITO bem, mas tb ainda vou na fase mais fácil! ;)

    E espero que no dia 13 receba notícia de que esta barriga é mesmo para crescer e q posso sonhar e sonhar com isso! ;)

    Estou cheia de medo de sonhar....

    Beijinhos muito grandes, querida mamã! :D :D

    ResponderEliminar
  3. Não tens o que recear, amiga. O mais difícil no nosso caso é mesmo engravidar e essa parte já está concretizada. És saudável e tudo correrá bem se Deus quiser :)

    Essa enfermeira é doida. Então vai ralhar com alguém que está grávida de apenas 5 semanas por causa do peso? Não ligues nada a isso. Tenta alimentar-te bem (nada de restrições que não é altura para isso)e o resto não está nas tuas mãos. Cada organismo reage de diferente forma.

    Só para teres uma ideia, tenho uma amiga tb gravida neste momento que tem uma alimentação hiper-rigorosa e já engordou bem mais que eu (tem menos 4 semanas de gestação) e eu que sempre tenho comido docinhos e bolachinhas quando me apetece não engordei tanto. (Ela em 5 meses não provou chocolate, bolos ou bolachas porque os médicos estão sempre a ralhar-lhe).

    Sonha muito com o teu bebé e alegra-te porque esta é a fase mais bonita da nossa vida :D

    ResponderEliminar
  4. :) Espero q seja mesmo como tu dizes e esteja tudo bem, mas eu só descanso mesmo qd o médico me disser: "Parabéns está grávida" e parar de dizer q temos q confirmar ainda...

    Quanto à tal enfermeira, ela diz q se fosse lá, se teriam batido comigo para perder peso antes de tentar engravidar... Eu n percebo, pq sim, estou um pouco acima, mas tão pouco sou obesa... E a verdade é que mesmo a minha ginecologista que é super chata com o peso, não me chateou com o peso qd lhe disse q ia tentar começar.

    De qq forma tenho estado a ler muito sobre isso e por causa da tensão (q eu tenho sempre excelente: isso a enfermeira até gabou) e das diabetes e outras complicações por causa do excesso de peso, é importante ter cuidado. É claro q eu sou muito cuidadosa com a alimentação, por ter esta tendência para engordar até com o ar e é claro q vou ter MAIS cuidado ainda agora nesta fase, até pq quero tentar ajudar a q o meu bebé n tenha problemas de obesidade por ser meu filho.... Mas tb é claro q n me vou privar de nada. Eu acho q é importante sabermos introduzir tudo na nossa alimentação, incluindo um chocolatinho de vez em quando! ;)

    De qq forma, estes 15 dias de descanso, sem a natação e a comer e comer coisas de Natal, n foi nada bom para mim q só com as hormonas já incho q nem um balão! LOL!

    Mas agora só me preocupo com perder, daqui a 9 meses, se tudo correr bem! ;) ;)

    Falta uma semana para a ecoooo!!!!! AINDA falta uma semana.... Que agoniaaaaaaaaa!!!!!

    Beijinhosssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  5. Exato, o que se é é nem 8 nem 80! E concordo, contigo: o Natal não ajudou em nadinha :S Eu tive alguma dificuldade em me controlei e acabei por comer alguns docinho a mais, mas antes isso do que ficar a pensar neles... ehehehe
    Quanto à eco já falta pouco. A tua ansiedade é natural :)

    ResponderEliminar

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!