sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Já nasceu!!!

Pronto, lá consegui um minutinho para vir aqui dizer-vos que o meu bem mais precioso já nasceu! Decidiu presentear-nos com a sua presença às 38 semanas e 2 dias, num parto cuja progressão foi tipo relâmpago! :) Já me disseram lá no hospital para no próximo n esperar tanto tempo em casa! hehehe! :) 

Depois de uma noite de véspera com contrações q pararam às 5 da manhã, no dia 22 de Agosto, pelas 14h elas voltaram em força, logo com intervalos de 10/15/20 minutos. Passei essa tarde toda enfiada na minha piscina insuflável a contar as contrações e o marido ao pé, a trabalhar no computador, na tenda improvisada q montámos junto à piscina. 

Às 21h debatíamo-nos se diríamos algo à médica (eu ainda n tinha bem a certeza q aquilo fossem as contracções! ehhe! Mais pareciam umas cólicas brutais... Na noite anterior tinha passado a noite toda a correr para a casa de banho a evacuar....), mas lá nos decidimos falar com ela. Ela fez umas perguntas e confirmou q aquilo eram mesmo contrações e q a gelatina q andava a sair há dias (sem sangue) era o rolhão mucoso. Deu-nos instruções sobre até quando esperar e quando seguir para o hospital, bem como de q forma deveríamos proceder com ela (ela estava de férias, mas perto para poder vir fazer os partos das diferentes grávidas). 

O marido ainda foi passear os cães, eu no sofa com contracções menos espaçadas e mais dolorosas, e qd ele voltou ainda convencidos q era coisa para demorar, decidimos ir fazer uma caminhada... N fomos longe pois ao fundo da rua as contracções disseram-me q n iria conseguir andar por aí a cirandar muito tempo. Fizemos, portanto, o quarteirão das nossas vivendas e voltámos para casa. 

O marido foi para cima deitar-se e eu fui ao WC, altura em q vi o rolhão mucoso sair rosado pela primeira vez. As contrações já estavam de 8 em 8 minutos... Algo me disse q tínhamos q ir e depressa. Chamei o marido, q já estava de boxers pronto para dormir, e lá pegámos em tudo o q tínhamos para levar para a maternidade (já tínhamos aprontado tudo à porta de casa! :) ) e seguimos. Liguei à médica e pronto, estavam os dados lançados...

Chegámos ao hospital pelas 23:30 e aguardámos pela nossa vez nas urgências (tinhamos 2 senhas antes) e posso dizer q as dores aí já eram de rugir! ehehhe! Mas lá me aguentei! Finalmente demos entrada e fomos encaminhados para a urgência obstétrica. Toque da médica de serviço (medo meu do toque do qual diziam horrores). N sei se seria das dores q já tinha, a verdade é q n senti o toque! Já tinha 3 cm de dilatação. Dei entrada directa para o bloco de partos e o marido ficou super atarantado pois até aí achava q isto era tudo falso alarme! :) 

Lá me vesti e aprontei e fui directa levar a epidural (q me custou MUITO levar, confesso....)... Foi um dos momentos mais duros de todo o processo do parto, a epidural... Penso q n estava preparada para q doesse, já q todas as pessoas me dizem q n dói nada.... Bom... fim da epidural a minha médica já tinha chegado (GRAÇAS AOS CÉUS!!!)! :))) 

Fez-me novo toque (q voltou a n doer) para ver se com a epidural tinha regredido a dilatação (parece q é normal isso acontecer!), mas não... Fim da epidural, já tinha 5cm de dilatação: meia dilatação feita! :) fiz as contas ao q dizem os manuais 1cm por hora e lá pelas 6h deveria a coisa estar feita!... Preparei-me para a espera e recebi instruções da anestesista q daí a 2h deveria voltar a ter dores e q qd isso acontecesse, avisasse para levar nova dose. 

Nisto eram 00:45 e o meu marido entrou no bloco para me fazer companhia. Ainda estava em processo de avisar a família e debatíamos se deveríamos avisar a minha mãe q sabíamos q iria por-se a caminho do hospital, mas q uma vez aí, por ser de noite, n iria conseguir passar das urgencias... Ainda assim, lá se decidiu ligar. Claro q isto tudo foi exactamente o q se passou...

Uma hora e 10/15 minutos... O coração do Afonsinho deixa de ser detectado pelo CTG. Médica e enfermeiros vêm para o bloco, mandam-me virar,, fazem mil coisas e o CTG nada de detectar. Sou posta a Oxigénio e dão-me mais uma coisa qq para inalar tipo daquelas bombas dos asmáticos.... Nada de efeito. E nós com o coração nas mão por causa do nosso filhote... A ecografia detecta batimentos cardíacos, mas muito lentos para um bebé. Ele estava em sofrimento e era altura de agir...

Novo toque: dilatação completa (em menos de 40 minutos!!!!!!!), pelo q a médica se decidiu a avançar com o parto normal com ajuda (tudo isto só percebemos depois de falarmos com ela, pq na altura só percebemos ela a chamar anestesista, enfermeiros e médicos para a nossa sala, eu dava a mão ao marido q estava tão atónito como eu e com tanto medo como eu do nosso menino estar mal e só ouvi a médica de serviço dizer: "vai segurar aqui e fazer força comos e fosse fazer cocó!". Espanto total!! "Vai sair já?!?!?!?" perguntei "sim, foi uma progressão muito rápida, vá, vamos fazer força qd dissermos!")... A médica entretanto tinha-me rebentado as águas e pronto, estávamos na expulsão.

Este foi o 2º momento difícil para mim, pois tb foi sempre desvalorizado pelas mamãs e creio q tb pelas enfermeiras do curso. Claro q falámos da expulsão e de como se poderia prolongar, mas sempre foi falado de forma q dava a entender q com a epidural n se sentia nada e q essa parte n era difícil... Para mim foi muito dura esta fase, mas n sei se tb o foi pq sabia o meu menino em sofrimento e queria acabar com aquilo depressa e vê-lo bem....

Bom, mas como tudo o resto, tb esta parte foi rápida... 2 / 3 forças e lá estava ele a chorar com todas as forças! :)

Às 1:32 da manhã tínhamos o nosso Afonso nos braços e eu fartei-me de rir e chorar ao mesmo tempo com aquele pequeno milagre de 2655gr e 47,5 cm q me estava nos braços! :D :D cheirei-o, beijei-o e mirei-o até n poder mais... Até hoje e creio q até sempre...

Estamos infinitamente felizes e realizados, mesmo com todas as partes difíceis das dores pós parto, das noites mal dormidas, da mastite q desenvolvi, da amamentação q tem sido um desafio (mas esse é outro tópico mais para diante!!), de tudo!

Somos uns abençoados pelo pequeno maravilhoso q temos e n podia haver menino mais bonito e querido no mundo inteiro!!!

E agora vou-me q já faz demasiado tempo q estou longe dele e morro de saudades....

Obrigada a todas pelas palavras de carinho q foram deixando!!! 

10 comentários:

  1. Parabéns!Desejo de muita felicidade para a vossa "nova" família :D
    C.

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns à mamã!!
    Bem vindo Afonso.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Wouuuhuuuuu!!! :D :D
    PARABÉNS!!!

    Já tinha pensado várias vezes em ti, a pensar se o Afonsinho já teria nascido ou não :D
    Eu não fazia ideia do que era o rolhão, claro que já tinha ouvido falar no rolhão, que tem de sair primeiro, mas não fazia ideia de que era uma coisa gelatinosa.
    Que bom que a tua hora foi mesmo pequenina, acho que te ajudou imenso teres estado em contracções em casa, e mais uma vez aprendo contigo: também não sabia que eram como cólicas fortes. Senão teria sido 1 dia inteiro que terias passado no hospital, a sofrer com a ansiedade e tudo o mais.
    Adorei toda a descrição que fizeste e como foi rápido para o teu menino nascer!
    Confesso que o parto também é uma coisa que me assusta, mas tudo parece simples com a tua história.
    Desejo-te muitas felicidades e sobretudo para o teu pequenino, uma vida cheia de alegrias!
    Beijocas!
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Bem-vindo, Afonso!!!! :)
    E muitos parabéns à mamã :D

    ResponderEliminar
  5. Parabéns, Parabéns, Parabéns!!!! Mais uma vez desejo-vos muitas, muitas felicidades aos 3. Aguardo que ele cresça (um pouquinho) para vos conhecer pessoalmente no tão aguardado café/lanche/ qualquer outra coisa.

    Benvindo Afonso Duarte!!!!!

    Beijinhos enormes
    Carla

    ResponderEliminar
  6. Minha querida,
    Nem imaginas a felicidade de saber que está tudo bem convosco!
    Amei a tua discrição do acontecimento!
    Só espero que a minha hora seja tão pequena quanto a tua!
    Eu tb já estou quase, mais 4 semaninhas e o Tomás vem fazer companhia ao teu Afonso!
    Desfruta ao máximo do teu filhote!!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns!!! Que a alegria e o amor estejam sempre presentes! Desfruta ao máximo cada momento com o Afonso, o tempo passa tão depressa.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá querida!!!

    Num instante passou 1 mês. Espero que esteja tudo a correr bem contigo e com o Afonso Duarte.

    Quando tiveres um tempinho "extra" diz qualquer coisa.

    Beijinhos enormes
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!! :)))

      Por aqui tudo bemmmm!! :) E vocês?? quero saber novidadesss!!! :)

      O tempo passa a correr... o meu Afonso já faz 2 meses na próxima semana... ai ai... mais 2 e vou ter q ir trabalhar.... vou-me fartar de chorar!!!... :(((

      Ele começa a fazer os primeiros passeios a sério agora, embora com a amamentação ainda n seja muito fácil combinar muita coisa (vê o novo post). MAS temos q ver s combinamos algo, sim!!! :)))

      beijinhos GIGANTES, linda!! :))

      Eliminar
  9. Então e novidades do Afonso? Queria muito saber de vocês :))))
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!