sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Correr na Passadeira vs Correr na Rua

Comecei, há uma semana, a treinar corrida, com a ajuda inestimável da querida Princesa, que tem sido fantástica no seu apoio nesta jornada por uma vida mais saudável. Têm sido treinos praticamente diários (5X/semana) e tendo em conta que o Afonso está quase sempre comigo, aproveito o facto de há uns anos termos investido numa passadeira de corrida em segunda mão e estou finalmente a dar-lhe uso de forma continuada. 

Assim, à noite, depois do Afonsinho adormecer, equipo-me e lá vou eu, passadeira acima! Tem sido muito bom recuperar movimentos, flexibilidade e energia. Os primeiros dias foram duros, pelo cansaço e dores musculares. 

Agora, passados 7 treinos, é sobretudo o cansaço que ainda cá anda, sobretudo depois na corrida. Normalmente não dou por ele, pois corro, tomo banho, e meto-me na cama para dormir. Ontem não foi assim e só aí percebi quanto a corrida me deixa cansada ainda. O resto do dia andei a arrastar-me e a suspirar de cansaço! ahahah!

Ontem aproveitei que a minha mãe veio estar com o netinho e fui para o parque correr. Queria testar a corrida na Rua, queria verificar se a velocidade e Kms marcados pela máquina seriam minimamente reais e, acima de tudo, queria exercitar-me sem ser a olhar para uma parede branca. O Afonsinho e a vóvó foram para o parque durante uma hora e a mamã correu à volta do parque. 

Foi muito bom e anseio pela próxima oportunidade de treinar na rua em vez de casa. Cheguei a algumas conclusões sobre a diferença entre correr na passadeira e na Rua e gostaria de partilhá-las aqui.

Tinha lido algures na net, em vários blogs e artigos, que para equiparar o máximo possível o esforço na rua (p.ex., de se ir contra o vento) com a corrida na passadeira, devemos inclinar a passadeira cerca de 1%. E assim tenho feito, na esperança de quando fosse para a rua, não sentisse tanto essa diferença.

Em primeiro lugar, concluí o que já sabia:

  1. Correr na rua é MUITO mais divertido e MENOS aborrecido que em casa na passadeira!
Mas há outras conclusões: 
  1. Na rua corro ligeiramente mais devagar do que em casa. Já tinha lido algures que a resistência do ar e que o ritmo impresso pelo corredor, aspectos ue na passadeira não existem, tendem a produzir velocidades ligeiramente menores na Rua. Isto não tem qualquer problema para os meus objectivos actuais que são simplesmente ter uma vida mais activa e conseguir correr os 7Km da Mini Maratona Vodafone no dia 17 de Março. Não tenho quaisquer aspirações a fazer em pouco tempo ou num tempo determinado. MAS para um futuro ou para quem queira fazer tempos, é importante considerar este assunto se, tal como eu, tiver que treinar muito em passadeira.
  2. Na rua é mais difícil manter um mesmo ritmo, estável. Na passadeira, escolhemos uma velocidade e a máquina imprime essa velocidade. Apenas temos que seguir. Claro que quando estamos muito cansados podemos reduzir, mas novamente é a máquina que faz isso e mantém o ritmo sempre. Na rua, o ritmo tem que vir de nós, somos nós que imprimimos esse ritmo e com o cansaço é fácil reduzir um bocado, sem repararmos. E vou repetir-me: "Isto não tem qualquer problema para os meus objectivos actuais que são simplesmente ter uma vida mais activa e conseguir correr os 7Km da Mini Maratona Vodafone no dia 17 de Março. Não tenho quaisquer aspirações a fazer em pouco tempo ou num tempo determinado. Apenas quero conseguir fazê-los. MAS para um futuro ou para quem queira fazer tempos, é importante considerar este assunto se, tal como eu, tiver que treinar muito em passadeira".
  3. As passadeiras (ou pelo menos a minha) indicam velocidades e quilometragem de forma bastante acurada. Tinha fortes dúvidas sobre esta questão, uma vez que via que em apenas uma semana de treinos estava a correr 4,8Km em 30 minutos. Pensei mesmo que com o tempo de inactividade, a máquina pudesse estar descalibrada ou assim. Mas concluí que não. Usando uma daquelas Apps fantásticas no telemóvel, consegui perceber que corri em 35 minutos 4Km, claro que fiz menos e em mais tempo, mas já referi no ponto 1 que corri mais devagar. isto é consistente e deixa-me bastante contente, pois posso confiar na máquina para os meus treinos.
Finalmente sobre outro assunto concluí que: 
  1. As Apps de corrida são fantásticas, funcionam muito bem e são muito fáceis de usar.
  2. E que o parque da Quinta do Conde, no trilho que os vários corredores já foram construíndo à sua volta, tem cerca de 650m. ahahahah! 
 Preciso  de ver se arranjo forma de levar o smartphone sem ser na mão, mas não gosto muito daquelas bolsinhas de cintura, pois na corrida andam a sacudir acima e abaixo... (e o meu equipamento, que tem mais de 10anos, não tem bolsos!)  Se tiverem ideias para este assunto, aceitam-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!