sexta-feira, 23 de maio de 2014

Filho, este NÃO é o mundo...

Querido filho,

Este mundo de que recebemos notícias diariamente, não é o mundo que sonhei e desejei para ti. Não é o mundo pelo qual os teus avós lutaram, foram presos, torturados, ou se refugiaram em anonimato, fugindo dos censores, do regime, em prol de um mundo melhor, mais livre e mais feliz. 

Hoje envergonho-me do que fizemos com essas memórias, do que fizemos com esse conhecimento.

São diárias, as notícias que nos mostram quão próximos, quão assustadoramente próximos estamos do regresso das ditaduras, dos fascismos, dos regimes, do medo, do vale-tudo-porque-eu-quero-e-assim-entendo.

Querido filho, também eu andei adormecida, ocupada a crescer e tornar-me mulher, uma mulher mais feliz. Hoje entendo e relembro que esses demónios que me assaltavam a existência só podiam ter lugar porque os maus pais e os pais de tantos outros, haviam lutado pela Liberdade, por mim, pelo mundo. E nessa Paz instituída, nessa Liberdade adquirida, pude dar vazão a depressões, medos e outros fantasmas. Lutei contra eles e venci-os, é certo. Venci-os para também te poder dar a TI uma vida, uma existência mais feliz, melhor. Mas no caminho, deixei de lutar pela Liberdade, pelos ideais em que acredito profundamente. Lutei por mim, por nós, mas não pelo mundo e pela humanidade. Disso mantive-me à parte. 

Cumpri os meus deveres de voto, de me manter informada, de lutar por pequenas causas. Mas estive estupidificada em lutar por mim, por nós. Nas minhas batalhas pessoais.

Hoje prometo-te que isso mudará. Que te ensinarei a lutar tb pelo mundo. Pelos ideais. Não só por nós e pelo nosso futuro. Como os teus avós me ensinaram a mim um dia (muitos dias!). 

Porque só poderemos lutar por nós, pela nossa felicidade, qd tivermos chão semeável, qd pudermos falar, abrir os braços, existir e ter a liberdade, a fraternidade, a igualdade e todos os demais ideais fundados nestes valores instituídos na sociedade. 

O mundo esqueceu-se disso. As pessoas esqueceram-se dos horrores do passado. Tomaram tudo isto por garantido. E hoje vemos como o mundo se está a tornar frio e cinzento. Feio. Perigosamente feio. 

Estou preocupada pelos teus Primos que vivem nesse País onde se voltou a permitir o cumprimento Nazi. Mas tb estou preocupada connosco, contigo, com o teu futuro, com o que te espera. 

Filho, na vida não vale tudo. O dinheiro, a fama, o poder, não valem tudo!

E eu prometo hoje ensinar-te não só isso tudo, mas tb a arregaçar as mangas e lutar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!