terça-feira, 22 de julho de 2014

Não há milagres

Não tem sido muito frequente, sobretudo porque os meus dias são passados essencialmente no seio da família, entre o meu filho, o meu marido e os avós do Afonso.

Depois há também aquelas pessoas que não dizem nada, mesmo quando não me vêm há mais de meio ano e, portanto, para quem a minha perda de peso teria que ser BEM evidente. Encaremos as coisas como são: depois de ter o Afonso e apesar de não ter engordado muito muito na gravidez, fiquei obesa. Antes disso tinha MUITO excesso de peso, próximo do limiar da obesidade. Entre a minha luta de sempre, a minha alimentação emocional e as hormonas e o stress dos tratamentos de infertilidade, fui acumulando Kg após Kg. MAS se isso é verdade, também é verdade que daí até agora, disse adeus à obesidade e ao excesso de peso. Não tenho um único par de calças ou calções dos ultimos anos que me sirva sem cair ou me deixar as "cuecas" à vista. Também os soutiens de há anos e anos me voltaram a servir. Reduzi mais de 3 números em soutien nos ultimos 6 meses. A roupa, alguma que quase nunca me serviu por ficar logo pequena, está de momento a ficar enorme. Isto tudo tem que se ver, tem que ser evidente, sobretudo para quem não me vê há muito, certo? (estamos a falar de um peso e corpo que eu não tinha há mais de 15 anos!!!! - ainda q por enquanto esteja bem mais flácido e a precisar de muito trabalho ainda - coisas da idade!!)

Pois não. A grande maioria das pessoas não comenta, não diz nada. E recentemente ouvi: "onde eu noto mesmo é na cara!". Confesso que só me lembrei daquele cartoon dos super heróis em que um dá uma valente ofetada ao outro, comentando qualquer coisa sobre o que o outro tinha feito ou dito antes e, como tal, só me apetecia fazer o mesmo e dizer: "Cala-te! Na cara deve ser onde se nota menos!!"


Posto isto, e ainda assim, ou no FB ou na vida real, volta não volta há alguém que me aborda a querer saber o que fiz para perder peso: se foi "só" correr (SÓ??!?! Têm noção de quanto exercício eu faço actualmente e desde q comecei esta alteração?). Não fico nada motivada para seguir estas conversas porque a experiência já me ensinou que as pessoas, de forma geral, não querem mesmo saber mais nada a não ser se eu descobri alguma forma "mágica" de perder peso, algum milagre...

Quando começo a falar das alterações dentro de mim, na minha cabeça, das mudanças de alimentação e do exercício físico, começa logo um discorrer de "desculpas": "não tenho tempo" "não gosto de correr" "não consigo correr" "não consigo levantar pesos" "não conseguia deixar de comer carne" "não conseguia deixar de comer arroz/massas/etc."  etc. etc. etc. por mais que eu comece por explicar q todas estas mudanças foram feitas num profundo respeito por mim, pelo meu corpo, pelas minhas necessidades, pelos meus gostos alimentares e que NADA disto é um esforço (se fosse, como poderia manter tanto tempo e com a perspectiva de ser para sempre?).

A MINHA solução não é a mesma de mais ninguém. É a MINHA, pq está em respeito e de acordo com o que o meu corpo e mente precisam. Apenas li muito sobre alimentação e procurei ajuda para as coisas que não sabia. Pus mãos à obra e empenhei-me (ainda me empenho) na mudança do meu estilo de vida.

Eu não fiz nada disto para perder peso. Fi-lo para alterar o estilo de vida, para tentar ser mais saudável, para conseguir melhor acompanhar o meu filho no seu crescimento, para lhe dar bons exemplos, para lhe ensinar, também, que quando queremos muito uma coisa nos metemos na luta (não nos sentamos à espera que elas nos caiam, lamentando-nos continuamente que tal não aconteça). Fi-lo para me sentir melhor comigo mesma. Na sequência disso a perda de peso começou a dar-se, uma consequência das mudanças operadas. E agora, sim, agora quero perder o resto que me falta, porque finalmente voltei a ac reditar que tal é possível. Que os meus objectivos a esse nível são alcançáveis. A seu tempo. Com respeito pelo meu corpo e por mim. Devagar, devagarinho.

Portanto, qualquer uma das minhas opções em termos de alimentação ou de exercício são em conformidade com aquilo que eu posso fazer (não tenho dinheiro, nem tempo, nem horário, nem disponibilidade mental para ginásios e outras actividades físicas, algumas q tv me dessem mais prazer), em conformidade com o que o meu corpo me pede (há ANOS que sentia q a carne e o peixe não me faziam falta absolutamente nenhuma). E, como tal, pertencem à MINHA fórmula de sucesso. Cada um deve percorrer o seu caminho para encontrar a SUA fórmula de sucesso. Só assim poderá ser para a vida e não uma coisa temporária, com as consequências que sabemos.

Apesar disso tudo, apesar do prazer q retiro deste estilo de vida, de quão bem me sinto, nem tudo é pera doce e há uma dose de empenho e de esforço que coloco todos os dias para me mantwer lutando pelos meus objectivos. Nem sempre apetece correr, transpirar que nem louca, levantar pesos, fazer fundos, flexões, etc.etc. nem sempre apetece pensar no quão saudável e nutritivo é um alimento que coloco dentro de mim. Nem sempre é fácil fazer comida para 2 ou para 3, quando podia fazer só um ou dois pratos para todos (os meus homens comem carne e peixe - pelo menos 4 dias por semana). Nem sempre é fácil abdicar de estar com o marido ou com o filho, ou só um bocadinho para mim. Andar sempre cansada. Às vezes com dores.

Sim, há uma dose de esforço de abdicar de coisas. Umas grande tomada de consciência e de opções que são feitas diariamente para me manter neste caminho. Não é diariamente. É mais nos dias em que é difícil. Tal como quando deixei de fumar. Há dias mais fáceis e mais difíceis. A seu tempo já não pensarei nisso quase nunca (como hoje com o tabaco), mas tal como com o tabaco (serei sempre uma fumadora - ainda que ex-fumadora, como o alcoolatra o é para a vida), serei sempre uma obesa. Precisarei sempre de ter atenção ao que como e ao exercício físico. Mas a seu tempo isso fará parte da minha vida. Algo natural. E entretanto os efeitos benéficos em vitalidade, energia, e, consequentemente em alegria e felicidade, são imensos!

Portanto sim, há um esforço que faço, que vou fazendo, mas que não pesa no dia-a-dia, porque faço com prazer para um final que me faz MUITO mais feliz que o prazer momentaneo de comer demais e mais ou de estar sentada em frente à TV (que, convenhamos, de forma geral é PÉSSIMA em termos de qualidade!).

E, como tal, NÃO tenho nenhuma fórmula secreta, não conheço nenhum milagre para perder peso.

Mas também SEI que ESTÁ dentro de cada um de nós a capacidade de o fazer. Agora SEI. Com os apoios devidos, com a cabeça no sítio, as opções ponderadas, pesadas e tomadas. Mas TODOS podemos e conseguimos. (desde que não soframos de uma qualquer enfermidade que prejudique ou impossibilite a coisa. Eu tenho um metabolismo lentíssimo. Permite que eu tenha uma endurance/resistência muito grande, mas faz com que perder 1Kg por mês seja considerado um enorme sucesso para mim! O meu corpo não permite q tenha uma história de sucesso de perder Kgs e Kgs em semanas. tive q aceitar isso, aceitar q é um processo, lento. Mas como é uma mudança para a vida, isso não interessa NADA! a seu tempo lá chegarei, como cheguei aqui!)

Durante anos me foram dizendo que havia um limite e que algumas pessoas nunca conseguiam ser magras. E se no princípio não admitia isso, aos poucos, ao ver a dificuldade, ao ver como o meu corpo não respondia às dietas, fui acreditando e fui desistindo. era demasiado difícil. Ficava muito triste e sem preceber porque é que eu teria q pertencer a esse grupo de "desafortunados" (para mim, era assim q me sentia!!!), mas fui aceitando aos poucos e obriguei-me a fazer o trabalho mental de aceitar-me como tal. (apenas consegui deixar de olhar para o espelho para não me criticar diariamente e raramente comprava roupa, para n enfrentar a luta de encontrar tamanhos e coisas q me servissem e agradassem).

Mas preferia que me tivessem ensinado e ajudado a perceber que era possível, se eu fizesse verdadeiras e profundas mudanças no meu estilo de vida. Se EU tomasse essas opções. Talvez tivesse chegado aqui mais cedo. Ou talvez não. eu sou profundamente emocional e só agora consegui a estabilidade emocional que me permitiu fazer estas mudanças.

Portanto.... Não há milagres. Há opções que se fazem. De acordo com as nossas necessidades e desejos. E como qualquer opção, tem coisas boas e más, dias bons e maus.

Se a vida me tem ensinado algo é que até é possível obter MUITO do que desejamos e sonhamos para nós, mas para isso temos que trabalhar MUITO e por vezes batalhar duramente!(depende dos sonhos.... eu nunca sonhei muito alto, confesso).

Mas fórmulas mágicas, milagres? Não conheço... Não tenho para as dar.

Só posso ajudar a encontrar soluções para as realidades de cada um, em conformidade com a sua vida, mas o caminho? esse tem que ser o próprio a percorrer! A Catarina e a Tânia foram fundamentais em tudo isto. Mas EU é que tive q percorrer o caminho, fazer as opções e agir diariamente segundo as indicações e ajudas delas. Abdicando de umas coisas, em prol de outras. Pesando o que perdia e o que ganhava.

E agora é tarde demais para voltar para trás. Espero que seja assim para sempre (esforçar-me-ei para isso!).

3 comentários:

  1. Ontem comecei a ler o teu testemunho mas fui interropida. Hoje, assim que cheguei ao trablaho, resolvi que queria ler até ao fim.

    Não vim à procura de receitas nem de milagres, mas de motivação para fazer mais por mim. Desde o início de Agosto que ando a tentar motivar-me para evitar as desistências de sempre. Começa-se sempre com muita motivação, depois os resultados não aparecem e a motivação esfuma-se.

    Não acredito em milagres mas em motivação e acho que esta última tem de ser bem trabalhada. Ter medo de não conseguir e voltar a falhar estão sempre presentes.

    Quero muito ter a tua motivação e não desistir mais uma vez. Quero por-me em primeiro lugar e sentir felicidade com o que sou.

    Muitos parabéns pela tua vontade e persistência. Que o coração, a cabeça e as pernas te levem onde mais desejas para seres feliz.

    beijinho

    ResponderEliminar

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!