terça-feira, 19 de novembro de 2013

Preparando a Jornada

Estando a preparar a jordanada e apesar de a situação referente ao meu período ainda não se ter alterado (já lá vão quase 2 anos sem saber o que isso é!), começámos a fazer exames e a preparar terreno para, quando ele voltar, irmos a nova consulta de infertilidade com novos exames realizados. 

A médica que segue o Afonso, especialista em amamentação, é médica internista e, portanto, pode seguir-nos a todos tipo médica de família. Por outro lado, ela é toda pro coisas naturais, pelo que está na torcida para que consigamos nova gravidez sem ter que recorrer a novo tratamento de fertilidade. Em relação ao meu não período, ela diz que é normal o que me está a acontecer (parece que qualquer coisa é normal em mulher que amamenta, desde vir no mês seguinte ao do parto, a não vir durante anos, sendo que o que acontece geralmente é que quanto mais tarde vem, mais fértil é, ou seja, mais provavelmente haverão as condições para ocorrer nova gravidez logo nesse ciclo), mas que é possível detectar actividade folicolar através de ecografia e com isso perceber se estará para relativamente perto o retorno à vida fértil. Assim sendo, a mim mandou-me fazer eco pélvica exo e endocavitária, para ver como está tudo. Ao meu marido, depois de se aconselhar com um colega urologista, recomendou que tomasse um multivitamíco durante um mês e passado esse tempo fosse fazer novo espermograma, com espermocultura.

E foi assim que voltámos a pisar clínicas de fertilidade e voltámos a alguns dos procedimentos de que não tinhamos absolutamente saudades nenhumas. 

Quanto à minha ecografia, depois de me ter deparado com uma médica radiologista que considera que enquanto amamentar não haverá ovulação nem menstruação (quantas mulheres conhecemos que engravidaram a amamentar e outras tantas que tiveram períodos desde sempre!?!?) e depois de me ter explicado que a imagem ecográfica de actividade folicolar e de ovário micropoliquístico são muito semelhantes, acabou por me dizer e colocar em relatório que para ela o que apresento é um ovário poliquístico (a despistar por meio de análises hormonais) e não actividade folicular (que só poderá existir depois de deixar de dar mama). Portanto, venho de lá na mesma e com esta nova dúvida sobre os poliquistos... Quando era muito jovem fui diagnosticada com isso, mas com os anos esse quadro alterou-se e tinha desaparecido por altura do nosso casamento e quando começámos a tentar engravidar. Claro que pode ter regressado com a revolução hormonal que uma gravidez, parto e amamentação envolvem, mas não me é seguro que este "diagnóstico" desta médica não esteja totalmente enviezado pelas suas crenças (que sei estarem erradas) em relação à amamentação e à fertilidade feminina. 

Resta-me, portanto, esperar por dia 3 de Dezembro, altura em que regressamos à consulta e pedir nessa altura à médica que me mande fazer análises hormonais para despistar essa coisa do poliquisto. Preciso ter a certeza disso quando for fazer novo tratamento de fertilidade!

Quanto ao meu marido, não tenho novidades boas também... Depois de muito considerarmos, decidimos fazer o espermograma na IVI, uma vez que nos Lusíadas nos pediam que ele fizesse análises à Sífilis, HIV, etc. para poder fazer espermograma e não tínhamos requisição da médica para isso. Então lá fui conhecer a IVI. Infelizmente (mas tb felizmente), não cheguei a dita clínica, pois logo à entrada dei de caras com uma amiga e estive o tempo todo entre o Afonso e a conversa com ela, enquanto o marido foi fazer o espermograma. 

Os resultados chegaram hoje, com um diagnóstico de Astenoteratozoospermia. Ou seja, livramo-nos do Oligo (na verdade a quantidade está BEM melhor: mais do que 2X melhor!!! YEAH!) e tb na motilidade a coisa está quase na linha verde (YEAH!), mas infelizmente a parte da teratozoospermia (morfologia) a coisa piorou MUITO. Antes ele até estava na zona normal para este padrão, com 50% morfologia normativa, mas agora apenas 3% apresenta uma morfologia normal. E para piorar, 100% dos que têm problemas têm-no na zona da cabeça, o que não é nada bom.... 

Agora quando formos à consulta a médica irá consultar-se com o tal colega a ver se com este espermograma a operação ao varicocelo valerá a pena ou não (parece que em muitos casos as melhorias são tão ínfimas que não vale a pena). O meu marido falou com dois médicos diferentes quanto a isto, ambos disseram que poucas melhorias veria, mas o primeiro disse que ainda assim seria de tentar (só que era tão caro operar que decidimos procurar pela tropa, onde teríamos acordo com a ADM para fazer a dita cirurgia), mas quando ele foi ao médico da tropa ele disse que não o operava pois achava que o varicocelo era pequeno e que não iria alterar nada. Portanto, e porque naturalmetne, o marido quer tudo menos operar zona tão sensível, ficámos em águas de bacalhau em relação a esse assunto. 

Agora, ao falar com esta médica e ela com o colega, toda a situação está a ser revista. Vamos ver...

Ficámos todos contentes quando vimos a Oligo a ir embora e a motilidade a melhorar tanto, ainda que não suficiente para ser normativa, mas esta morfologia... O marido ficou cheio de esperança que consigamos gravidez natural assim, mas pelo que tenho lido é extremamente difícil que com tão pouca percentagem de espermatozoides de morfologia normativa haja lugar a gravidez natural... Enfim, milagres acontecem a cada mês que passa no meio da infertilidade! 

E enquanto eu continuar sem ter período não vale a pena preocupar-me demasiado com isto!

Entretanto vou lendo o "Taking Charge of Your Fertility", um manual EXCELENTE sobre fertilidade e o mapeamento da mesma! TODAS as mulheres (e homens!) deveriam ler este manual!

5 comentários:

  1. Milagres acontecem :) A bailarina é mesmo um exemplo disso!
    O diagnóstico era idêntico ao vosso, por isso há que manter as esperanças!
    Quanto ao varicocelo tb tenho uma amiga que tem gémeos de um ttt de fertilidade e cujo marido decidiu arriscar a operação ao varicocelo (mesmo com baixas perspectivas de sucesso) porque queriam ter mais um filho e queriam evitar novos ttt...
    A recuperação da dita operação ainda não estava completa e já estavam grávidos :P Dito e feito!
    O que me contou essa amiga foi que na altura queriam tanto engravidar que nem consultaram um urologista, passaram de imediato aos tratamentos (alguns mal sucedidos...), gastaram rios de dinheiro e afinal poderiam ter percorrido um caminho menos tortuoso.

    ResponderEliminar
  2. Também nós estamos na luta da infertilidade, uma ICSI trouxe-nos em Novembro de 2012 o nosso M. que foi amamentado até aos 5 meses , um novo tratamento agendado para Setembro de 2013 e surpresa das surpresas, mal deixei de dar maminha e logo na 1ªtentativa um positivo :)
    Neste momento estamos com 35 semanas, uma gravidez natural não planeada mas muito, muito desejada.
    As coisas acontecem quando menos esperamos, a nossa médica aconselhou a tentarmos mal acabássemos de amamentar e assim foi.
    Às vezes oiço comentários do estilo : Ai coitadinha dois bebés tão próximos ( 14 meses de diferença ) ao que respondemos não diga isso, não sabe bem a sorte que tivemos ...
    E é mesmo , os nossos resultados eram piores que os vossos e aqui estamos, por isso pensamento positivo :)
    Bjinhos nossos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas sempre foi de tratamento, não foi? :) nos assim q eu tiver o período tb fazemis logo tratamento! Espero ter a mesma sorte q vos!! Engravidar é uma bênção mesmo, com pouco ou muito tempo entre bebes!! Se eu pudesse já estava grávida agorinha mesmo, mas pronto, algo no meu organismo diz q ainda é cedo e q este bebe ainda precisa da minha atenção exclusiva! É tao bom te-los e ve-los crescer!!! Estou ansiosa por ter outro e secretamente gostaria de ter mais dois, mas duvido q vamos a 3a fase de tratamentos, de maneira q depois ou vem naturalmente ou temos gémeos! ;) uma loucura!! ;)

      Eliminar
  3. Não o salvador foi uma gravidez espontânea :) !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh! Q sorte!!! Tb sonho q isso me aconteça!!! Mas pronto... Primeiro é preciso q volte aos ciclos férteis de novo! ;)

      decidi não me preocupar com isso ate aos 2 anos do Afonso e nessa altura logo reavaliar! ;)

      Eliminar

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!