terça-feira, 3 de junho de 2014

Palavrinhas e malandrices

O Afonso é um bebé (para mim vai ser sempre bebé, ok?) muito bem disposto, sorridente, muito fácil de conviver com e muito expressivo. Parece ser muito feliz!

E é muito engraçado e "malandro". Já faz as suas piadas e brincadeiras, tem um humor muito engraçado e faz as delícias de todos nós com as brincadeiras que inventa e com as gargalhadas que lança ao fazê-las. É incrivelmente bom assistir ao seu humor, brincar com ele e seguir as suas ideias. 

Já começou a alargar o seu leque de palavrinhas e faz-se entender completamente, apesar de ainda não dizer nenhuma frase completa e de ter um leque de palavras ainda limitado.

Para além da mamã, mãe, papá, pai, vovó, a-vó, vôvô, a-vô, já diz: mami (mommy), babi (baby), tim (tio), titi (tia), ahhh (água e sentar, consoante o contexto), xixi (xixi e cocó), cocó, chá (chá e café), bye-bye, xá (já), chão, tá (cão), brrrrr (elefante), aaaaarghhhhh (leão, urso), bichi (bichinho), qua-qua (patinho), té-téeeee (galo/galinha), pu-pu (piu-piu), graaaaa (gaivotas), fun (fish/peixe), chac (saco), boia (bola), mimi (maminhas da mamã), nham-nham (comida ou maminhas boas), bebé, mna-mna (menina / menino), vrummm (carros), pó-pó (carros), pum-pum (tambores e afins), vummmm (avião), pão, pau, mão, oiá (olá), ummmm (um... dois... para contarmos com ele), dó-dó (doi-doi), ai e ai-ai, ó-ó, au, e, a palavrinha favorita destes dias: não/nhão (e provavelmente não me estou a lembrar de todas agora!).

De resto, cada vez mais imita os sons e as palavras que acha piada e é muito engraçado vê-lo a experimentar e a aumentar o seu léxico. Também percebe quase tudo o que lhe digo em inglês e sabe os nomes dos animais (paixão maior, em conjunto com as bolas) tanto em inglês como em Português.

Adora chamar toda a gente para o ó-ó quando acaba a sesta e ficar com a mamã, a vovó, o vôvô, o tim, etc. deitados na cama, na brincadeira. Adora água, molhar os pézinhos e dar pão aos patinhos. Já desce o escorrega sozinho e se aventura a subir as escadas sozinho (embora sempre na MÁXIMA supervisão da mamã ou do papá). Come praticamente sozinho e bebe água do copinho sozinho (bebé!). 

É o maior amor e sentido da minha vida e só me parte o coração não poder ficar a 100% com ele, apreciando cada minuto e cada vitória do seu desenvolvimento! 

Estou ansiosa por entrar de férias e poder passar os dias inteirinhos com ele! <3

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se quiser ou desejar, deixe o seu comentário!